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http://hdl.handle.net/10071/6236
Author(s): | Gaspar, Maria Eduarda Nunes |
Advisor: | Gomes, Jorge Sales Canas, Tomé Pereira de Matos |
Date: | 2012 |
Title: | A gestão do capital humano como alavanca da inovação |
Reference: | Gaspar, M. E. N. (2012). A gestão do capital humano como alavanca da inovação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6236 |
Keywords: | Tendências Cenarização Inovação Innovation Gestão do capital humano Trends Scenario planning Human capital management |
Abstract: | O mundo daqui a 20 anos será caracterizado por desenvolvimentos exponenciais nos campos
tecnológicos, científicos, sociais, económicos, laborais, etc., e as necessidades das pessoas
serão um reflexo destas mudanças rápidas e globais.
As organizações beneficiarão se fizerem o exercício de imaginar que estamos hoje a viver no
ano 2030 e começarem a desenhar e a construir as soluções que farão parte do dia a dia das
pessoas nessa altura. A aposta será inovar. O estudo das tendências e a cenarização farão parte
da mesma estratégia de inovação das organizações, permitindo um planeamento adequado do
seu caminho para o futuro.
A Gestão da Inovação será mais eficaz se a organização se posicionar numa lógica de open
innovation e de networking, gerando conhecimento que transfere para o exterior e
rentabilizando o conhecimento gerado pelos parceiros.
A Gestão do Capital Humano será a pedra basilar para alavancar os processos de inovação,
uma vez que as pessoas são a mais valia da organização para que tudo aconteça.
A organização deverá identificar os principais Integradores que potenciam o Conhecimento, a
Inteligência e os Valores individuais de cada um dos seus colaboradores, que os combinam de
forma dinâmica e que permitem transformar as contribuições individuais em contribuições
organizacionais. Os Integradores mais poderosos serão a Liderança, a Cultura e a Estratégia.
As organizações terão ainda de se munir de instrumentos sofisticados e inovadores na Gestão
do Capital Humano, que acompanhem o ciclo de vida-trabalho de cada colaborador e que
equilibrem as expectativas individuais e os objetivos estratégicos. 20 years from now the world will assist to exponential developments in technology, science, social, economic and labor fields. People needs will be a reflection of these rapid and global changes. Organizations will benefit from imagining that we are living today in the year 2030 and began designing and building solutions that will be part of everyday life of people at that time. Innovation is the answer. Trends studies and scenario planning models will be part of the same innovation strategy, helping on organization’s planning for the future. The Innovation Management will require an organization attitude towards open innovation models and networking, generating knowledge that the organization will transfer to its environment and maximizing the knowledge generated by partners. The Human Capital Management is the cornerstone to leverage innovation processes, since people are the most valuable asset to the organization. The organizations should identify the main Integrators that will enhance, dynamically combine and transform the knowledge, the intelligence and the individual values of each of its employees, and will transforms the individual into organizational contributions. The more powerful Integrators should be Leadership, Organizational Culture and Strategy. Organizations should also be in possession of sophisticated and innovative tools of Human Capital Management, accompanying the work-life cycle of each employee and balancing individual expectations and business strategic objectives. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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