Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/623
Autoria: Caleiro, Maria Estrela Ramos Serrano
Orientação: Oliveira, José Manuel Paquete de
Mesquita, Mário
Data: 15-Jan-2008
Título próprio: Para um estudo do jornalismo em Portugal (1976-2001) - Padrões jornalísticos na cobertura de eleições presidenciais
Referência bibliográfica: CALEIRO, Maria Estrela Ramos Serrano - Para um estudo do jornalismo em Portugal (1976-2001) - Padrões jornalísticos na cobertura de eleições presidenciais. Lisboa: ISCTE-IUL, 2008. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/623>.
Resumo: A actividade jornalística suscita, frequentemente, discussões em torno da responsabilidade do jornalismo relativamente a questões como o desinteresse dos cidadãos face à política (Patterson, 1994; Capella e Jamieson, 1997), o poder do jornalismo em matéria de consagração de obras culturais (Bourdieu, 1997) ou a sua conivência com o poder (Halimi, 1997). Apesar de estas discussões sugerirem, por parte dos seus autores, um conhecimento do que é o jornalismo persistem inúmeros obstáculos que dificultam uma compreensão distanciada das práticas jornalísticas. Um dos obstáculos a essa compreensão reside na existência de preconceitos normativos fundados no facto de a emergência de uma imprensa livre estar historicamente ligada à construção dos regimes democráticos. O jornalismo surge, assim, como um caminho da democracia, como se prova pelo lugar dado à liberdade de imprensa em inúmeras constituições, e não apenas como uma “profissão”. Dessa visão normativa do jornalismo decorrem expectativas e preconceitos sobre o que o jornalismo “deve” ser, que dificultam, em grande medida, a descoberta do que o jornalismo “é”, efectivamente.
Designação do grau: Doutoramento em Sociologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de doutoramento.pdf7,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.