Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6228
Author(s): Santos, Francisco Leiria Gomes Valadão
Advisor: Menezes, João
Date: 2012
Title: O Sector do Turismo na Ilha Terceira: qual o caminho a seguir?
Reference: Santos, F. L. G. V. (2012). O Sector do Turismo na Ilha Terceira: qual o caminho a seguir? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6228
Keywords: Turismo -- Tourism
Açores
Experiencial
Diferenciação
Azores
Experiential
Differential
Abstract: Este trabalho de investigação tem como tema “O sector do turismo na ilha Terceira – Qual o caminho a seguir?”. Dada a actual conjuntura económica, a competitividade do próprio mercado, bem como a sustentabilidade do mesmo é necessário que o pensemos qual a melhor estratégia que a ilha deverá adoptar no desenvolvimento/crescimento do sector de modo a que este se adapte à mudança de comportamento dos consumidores, ou por via da diferenciação do seu produto, ou mesmo mudando o seu mercado alvo, temos que saber qual o caminho a seguir no sector do turismo da ilha Terceira A evolução das últimas décadas levou a que o consumo de turismo tornasse-se acessível a uma maior fatia da população, no entanto, a tendência recente tem alterado essa questão. A contracção económica, a diminuição da classe média nacional associada ao aumento da carga fiscal, tem resultado numa diminuição dos rendimentos disponíveis para o consumo destes serviços, o que torna necessário estabelecer uma estratégia de mercado para contornar com sucesso estas dificuldades. A importância desta reflexão aumenta dada a grande dependência da região ao mercado nacional, no que diz respeito ao turismo. De modo a cumprir o objectivo traçado, o de perceber para onde devemos caminhar, em relação ao turismo, foi realizada pesquisa literária sobre o tema, de modo a melhor compreender a sua evolução e a sua relação com outros sectores da nossa economia, para aferir a importância destes no turismo. Para além dessa pesquisa foram realizadas entrevistas, semiestruturadas a agentes intervenientes no mercado, por terem um know-how considerado de temas associados, que foram uma mais-valia na transmissão do conhecimento que possuem.
This academic research has as main premise “The tourism sector in Terceira – What is the path to follow?”. Given the current economical conjecture, the competitiveness of the market itself, as well as the sustainability of the same, it is necessary to reflect upon what should be the best strategy for the region to adopt for the development/growth of this much important market, in order for it to adapt to the consumer behavior´s changes, or by means of product differentiation strategy, or even by targeting a new market segment. The evolution of the last decades led to a growth in the percentage of the population that now has the economic resources to acquire touristic products. Nevertheless, the recent tendency has changed that question. The economic contraction, the decrease of the middle class associated to the increase of the fiscal burden upon the families have as result the reduction of the available income destined to the consumption of these services, becoming this way imperative the implementation of a market strategy that can successfully face this difficulties. The importance of this subject increases when taking in consideration the large dependency of the regional tourism sector towards the national market. In order to achieve the established objective, which is to understand what is the course to follow when tourism is the topic in hands, a literary review over the theme was conducted with the main purpose of better comprehend its evolution and the interconnection that it has with the other economic sectors of the region (as a way to observe what is their real impact in the tourism sector). In addition to this literary review semi-structured interviews (used with the purpose of absorb more effectively the knowledge transmitted by the respondents) were conducted to several important market players, on which the extensive know-how that they possess concerning this subject was an important selection criterion.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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