Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6170
Autoria: Caldeirinha, Sérgio
Orientação: Silva, Carlos Dias da
Data: 2012
Título próprio: Estado de maturidade empresarial no outsourcing de recursos humanos "core" ao negócio
Referência bibliográfica: Caldeirinha, S. (2012). Estado de maturidade empresarial no outsourcing de recursos humanos "core" ao negócio [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6170
Palavras-chave: Core
Network
Externalização
Outsourcing
Indústria automóvel
Externalization
Automotive industry
Resumo: Pressionadas pelo contexto económico desfavorável e pela manutenção da posição competitiva, as organizações têm vindo a encontrar novas formas de interacção inter-organizacionais, de forma a conjuntamente suprirem os seus gaps de performance. O outsourcing tem sido uma das ferramentas ao dispor do Gestor, que quando bem usada tem servido para incorporar competências na sua rede de negócios, alargando e potenciando o crescimento e a melhor ancoragem nos seus mercados nativos. Contudo, as tradicionais formas de outsourcing têm sido questionadas e as suas fronteiras testadas, fruto de necessidades cada vez mais refinadas e ousadas. O que hoje é core, amanhã poderá ser entregue e gerido por competências externas que o farão com níveis de serviço crescentes fruto da sua especialização e curva de experiência. Para contribuir para este alargar de fronteiras, explora-se na presente investigação a permeabilidade dos gestores nacionais para reduzirem o limite das competências que devem considerar core de negócio, entre algumas outras variáveis concêntricas ao tema, concluindo-se que existe algum 'espaço' no alargando da fronteira dos recursos, que admitem puder vir a externalizar.
Pressured by the current unfavorable economic environment and impelled to maintain the competitive position, organizations have been finding new forms of inter-organizational interaction, to jointly supress their performance gaps. The outsourcing has been one of the tools available to the manager. When properly used, it has been served to incorporate skills in its business network. By doing so, it has extended and enhanced growth and promoted a better anchoring in their native markets. However, the traditional forms of outsourcing have been questioned and it’s tradicional borders have been tested, due to increasingly refined and bold organizational needs. What is core today, can tomorrow be executed and managed by external sourcers with increased service levels, result of their expertise and curve experience. Contributing to this widening of frontiers, the current study explores the permeability of portuguese managers to reduce the limit of what should be considered core business. The study concludes that there is some 'space' on the mind of these managers to enhance the tradicional "resource border" of what they admit to outsource.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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