Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6126
Autoria: Mariquitos, Inês Filipa Sousa Valongo
Orientação: Ferreira, Pedro António
Laureano, Raul M. S.
Data: 2012
Título próprio: Reputação corporativa e performance no sector das telecomunicações móveis em portugal
Referência bibliográfica: Mariquitos, I. F. S. V. (2012). Reputação corporativa e performance no sector das telecomunicações móveis em portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6126
Palavras-chave: Ativos intangíveis
Reputação corporativa
Performance
Modelo de regressão linear múltipla
Ativo intangível -- Intangible assets
Corporate reputation
Multiple regression model
Resumo: Apesar da sua indiscutível relevância na estratégia e valor económico das organizações, apenas num período mais recente se intensificou o estudo dos activos intangíveis enquanto recursos estratégicos, a que não é alheia a crescente consciencialização por parte dos mercados da importância deste tipo de activos na sustentabilidade de um modelo de negócio e como pilar de uma estratégia baseada na diferenciação. Este facto, aliado à instabilidade notória sentida pelas marcas, despertou o interesse para o tema da reputação corporativa como elemento distinto do goodwill e dos demais activos intangíveis. Neste contexto, o objectivo do presente estudo é avaliar a percepção de reputação corporativa, detida pelos clientes1, no sector de telecomunicações móveis em Portugal, assim como analisar potenciais relações entre a RC e alguns indicadores de performance. Tendo por base uma amostra global de 307 utilizadores de telemóvel, recorreu-se à análise descritiva, bivariada e construção de modelos de regressão linear múltipla, de acordo com as dimensões2 em estudo. Os resultados obtidos evidenciam que a reputação é um resultado relevante da ética e da confiança, assim como é um bom precedente da percepção da performance financeira, não financeira, lealdade e passa-a- -palavra. Apurou-se ainda que a Vodafone é a operadora mais afável e competente do sector e que a reputação corporativa varia segundo características sociodemográficas e de utilização do serviço telefónico móvel.
Despite the undisputed relevance of intangible assets in the strategy and economic value of organizations, it was just recently that has intensified the study of intangible assets as strategic resources. Furthermore, this is attached to the growing awareness by the markets of the importance of such assets in the sustainability of a business model and as a solid support for a strategy based on differentiation. This fact associated with the notorious instability experienced by brands, triggered the interest on the topic of corporate reputation as a distinct element from goodwill and other intangible assets. In this context, the aim of this report is, consequently, to evaluate the perception of corporate reputation held by clients in the Portuguese mobile industry. Furthermore, potential relations between corporate reputation and some performance indicators will be statistically analyzed. Based on a total sample of 307 individuals several statistical techniques were used: descriptive and bivariate analysis and multiple regression models. The results show that corporate reputation is a relevant outcome of ethics and confidence and a reasonable predictor of the perception of financial performance, non-financial performance, loyalty and word-of-mouth. Furthermore, Vodafone is concluded to be the most agreeable and competent mobile service operator. Finally, relevant means’ differences were found in corporate reputation according to socio-demographic and the use of mobile service characteristics.
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ines_sousa_mariquitos.pdf
  Restricted Access
2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.