Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6115
Autoria: Areias, Tânia Makiese Simões
Orientação: Faria, Hugo
Data: 2012
Título próprio: www.saúde&família – negócio inovador na área do envelhecimento ativo em ambientes assistidos de vida: plano de negócios
Referência bibliográfica: Areias, T. M. S. (2012). www.saúde&família – negócio inovador na área do envelhecimento ativo em ambientes assistidos de vida: plano de negócios [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6115
Palavras-chave: Sénior
Ambientes assistidos de vida
Envelhecimento ativo
Senior
Ambient assisted living
Active aging
Resumo: A inversão da pirâmide demográfica, a falta de resposta dos sistemas nacionais de saúde e do apoio social e familiar aporta para os profissionais de Medicina e de Marketing a oportunidade de criar novas ofertas para satisfazer as necessidades daqueles que já fazem, ou farão, no médio prazo, parte da população sénior. Para satisfazer estas necessidades no âmbito dos cuidados de saúde, recorrendo aos sistemas de Ambientes Assistidos de Vida (sistemas digitais de monitorização médica que promovem a autonomia dos utilizadores) e apostando na interação online como forma de potenciar o envelhecimento ativo, nasce a ideia de negócio da www.Saúde&Família. A empresa destina-se a famílias com seniores intelectualmente autónomos e tem como missão fornecer serviços online de biomonitorização contínua de indicadores de saúde e animação do respetivo portal de saúde. Os resultados da biomonitorização são recolhidos em tempo real no portal online, onde todos os membros da família irão interagir numa lógica de rede social, potenciando-se a relação entre todos e o desenvolvimento de atividades offline de envelhecimento ativo. A empresa irá oferecer valor: aos seniores (utilizadores), através do acompanhamento médico e do usufruto das novas tecnologias da informação e comunicação, e aos filhos (utilizadores-compradores-decisores), através da garantia do acompanhamento médico e lúdico dos seus pais 24/24 horas. Palavras-chave: , (Ambient Assisted Living - AAL),
The inversion of the demographic pyramid and the lack of response on the part of the national health systems and social aid, as well as within families, has produced an opportunity for medical practitioners and marketers to create new offers to satisfy the needs of the present and soon to be senior population. www.Health&Family is a business concept that intends to fill that gap by meeting the needs of health care for seniors recurring to Ambient Assisted living systems (digitally-based technology for medical supervision and assistance that promotes users’ autonomy) and online interaction among consumers as a means of promoting active aging. The company’s target are families with intellectually autonomous seniors who must be supplied with continuous online biomonitoring of health indicators. These will be gathered in real time and held at the online Health Portal, equally to be managed and animated by the company. The portal will allow all family members to interact as in a social network, thus promoting family ties, and will foster the development of active aging activities offline. To seniors, the company offers value (final users) through real time medical follow-up and the use of advanced communication technologies, to their progeny (users-buyers), through the assurance of the medical and personal follow-up of their parents, 24 hours a day.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_tania_makiese_areias.pdf
  Restricted Access
3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.