Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6113
Autoria: Barreiros, Tânia Maria dos Reis
Orientação: Crespo, Nuno
Henriques, Helga
Data: 2012
Título próprio: Satisfação percebida pelos doentes oncológicos transplantados com os cuidados recebidos durante o internamento
Referência bibliográfica: Barreiros, T. M. R. (2012). Satisfação percebida pelos doentes oncológicos transplantados com os cuidados recebidos durante o internamento [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6113
Palavras-chave: Satisfação do doente
Cuidados recebidos
Transplante de medula óssea
Qualidade em saúde
Patient satisfaction
Patient care
Bone marrow transplant
Healthcare quality
Resumo: As atividades de garantia e melhoria da qualidade dos serviços de saúde têm vindo a ser encaradas como parte integrante dos processos de cuidados de saúde e programas políticos. Um dos mais importantes indicadores na avaliação da qualidade dos serviços de saúde é a satisfação dos doentes, sendo esta uma preocupação crescente e uma prioridade, nos últimos anos, para os gestores e profissionais de saúde em geral. O objetivo central deste estudo consiste em conhecer a satisfação percebida, e neste sentido, também o nível de satisfação dos doentes oncológicos submetidos a transplante de medula óssea (TMO) da Unidade de Transplantação Medular (UTM) do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPOLFG) com os cuidados prestados no regime de internamento. O enquadramento teórico foi orientado de forma a permitir a identificação, a análise, o relacionamento e a melhor compreensão da satisfação dos doentes oncológicos da UTM do IPOLFG. A investigação empírica assentou num estudo exploratório, perfilhando uma orientação descritiva, analítica e de associações, baseado numa abordagem metodológica quantitativa, dado que a análise incidiu sobre o conteúdo de um questionário, sendo este administrado a uma amostra de 35 doentes que foram submetidos a transplante de medula, internados na UTM. O instrumento de colheita de dados é composto por um questionário sócio-demográfico, uma escala para a avaliação da satisfação com os cuidados recebidos (PATSAT32) e uma grelha de colheita de dados clínicos. Os resultados obtidos permitem concluir que os doentes oncológicos submetidos a TMO classificam a sua satisfação como boa a muito boa, no que respeita aos cuidados recebidos durante o internamento na UTM do IPOLFG. Os inquiridos evidenciaram maior satisfação com os enfermeiros e com os médicos e menor satisfação com a organização dos cuidados.
Continuous quality improvement in health services takes part of the processes in health care management and political programs. One of the most important indicators in assessing quality of health services is patient satisfaction. Measuring, evaluating and reporting on patient satisfaction within health care have become a priority for all medical and health managers in the last years. The purpose of this thesis is to study the patient satisfaction under the context of transplantation, specifically bone marrow transplantation in internment. This study took part in the Bone Marrow Transplant Unit of the Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPOLFG). Patient satisfaction is a broad concept within healthcare quality management. The literature review enabled the identification, analysis and a better understanding of the patient satisfaction concept in oncology. Is a quantitative and descriptive-correlational study and was conducted with a sample of 35 cancer patients who where submit to bone marrow transplant in IPOLFG, selected according to the method of consecutive sampling (not probabilistic). The instrument of data collection used consisted of a questionnaire composed of questions relating to socio-demographic and clinical variables and the scale for the assessment of satisfaction with care received (PATSAT32). The results indicate that patients who were submitted to a bone marrow transplant are very satisfied with the health care available whilst interned in UTM of IPOLFG. Patients seemed to be more satisfied with the assistance of doctors and nurses and less satisfied with the organizational procedures.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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