Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6103
Autoria: | Xavier, Joana Pereira Marques |
Orientação: | Fernandes, Carlos |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Plano de negócio: The cult of Portugal |
Referência bibliográfica: | Xavier, J. P. M. (2012). Plano de negócio: The cult of Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6103 |
Palavras-chave: | Turismo -- Tourism Plano de negócio -- Business plan Gastronomia portuguesa Souvenir Portuguese gastronomy |
Resumo: | O Turismo é um sector de grande importância económica no mundo e particularmente em
Portugal. Em contraciclo com a crise interna nacional, o turismo de estrangeiros no nosso país
continuará a crescer consistentemente durante a próxima década.
Ir às compras, e levar “lembranças”, para si ou para oferecer, é das atividades mais comuns que
os turistas desenvolvem durante as suas estadias. Por outro lado, o turismo gastronómico vai
ganhando adeptos e o nosso país tem uma oferta diversa e genuína neste mercado.
É neste contexto que surge a ideia de negócio: oferecer um pouco da cultura e gastronomia
nacionais a estrangeiros, mediante a comercialização de packs com produtos alimentares e não
alimentares e mediante a criação de uma marca que represente o que de melhor se faz em
Portugal. Um selo de portugalidade que possa assinar um vasto conjunto de produtos que os
posicione, os credibilize e lhes confira uma perceção de autenticidade.
Ao longo do presente trabalho, avaliámos a viabilidade deste negócio, analisando o mercado
neste setor, identificando as necessidades e desejos do consumidor e desenhando uma oferta para
ir ao encontro desse perfil de consumo. Por fim, usámos os mais relevantes indicadores
económicos e financeiros para auxiliar à tomada de decisão. Tourism industry has a great economic importance in the World and particularly in Portugal. In counter-cycle with the national internal crisis, tourism demand in our country from foreign travelers will keep growing consistently throughout the next decade. Shopping and buying “souvenirs” to keep or to offer is a popular tourist activity. On the other hand, gastronomic tourism is gaining admirers and our country has diverse and genuine offer in this market.In this context our business idea arose: to offer a piece of the Portuguese culture and gastronomy to foreign tourists by marketing packs of food and beverage products and souvenirs and by creating a brand that represents the best Portuguese products. A brand that is a stamp of the Portuguese singularity; that can sign a vast collection of products, which assure that these products are credible and authentic. In the present work, we made an evaluation of this business viability, analyzing the market in this industry, recognizing the needs and desires of the consumers and drawing a marketing mix to meet this consumer profile. Finally, we have used the most relevant financial indicators to support the final decision. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_joana_marques_xavier.pdf Restricted Access | 2,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.