Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRita, Paulo-
dc.contributor.authorFernandes, Tiago Veiga-
dc.date.accessioned2013-12-03T18:35:43Z-
dc.date.available2013-12-03T18:35:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04por
dc.identifier.citationFernandes, T. V. (2013). Understanding the mobile consumer: Context of use in mobile data services [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6065pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6065-
dc.descriptionProjectopor
dc.description.abstractEsta dissertação visa compreender de que forma o contexto influencia a utilização de serviços de dados móveis. Procura-se assim compreender o papel do contexto de utilização na forma como o utilizador percepciona os serviços e a forma como a experiencia de utilização destes é modificada em função desse mesmo contexto. O objectivo passa em parte por aferir do potencial dos serviços móveis de dados sensíveis ao contexto ao mesmo tempo que se procura estabelecer linhas orientadoras para futuras pesquisas sobre serviços de dados móveis e a sua relação com o contexto. Os resultados deste estudo apontam para uma relação incontornável entre o contexto de uso e a utilidade percebida dos serviços de dados móveis, confirmando que as tecnologias móveis são, por sua própria natureza, sensíveis ao contexto de utilização e que há do ponto de vista de mercado um potencial inexplorado nesse âmbito, dada a sua penetração baixa em Portugal em 2010. Confirma-se também que os diferentes aspetos do contexto de utilização tem impactos diferentes na utilidade percebida do utilizador, pelo que faz sentido abordar o tema do contexto de uma forma mais aprofundada, especialmente quando se trata de uma tecnologia intrinsecamente sensível ao contexto de utilização.por
dc.description.abstractThis study examines context of use of mobile data services in order to better comprehend how context impacts perceived usefulness and actual usage of mobile data services. The goal is to provide a deeper understanding of the potential of context-aware mobile data services and give pointers of how future research on mobile data services should approach context of use. The results of this study point to an unavoidable relation between context of use and actual use of mobile data services, confirming that mobile technologies are, by their own nature, extremely sensitive to context of use and that there is indeed untapped potential in context-aware data services from a market perspective, given their low penetration in Portugal 2010. It is also confirmed that the different aspects of context of use have different impacts on the perceived usefulness of the user. This means that it makes sense to address the issue of context using a more thorough approach, especially when it comes to dealing with a kind of technology that is itself very sensitive to context of use.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectContext-awarenesspor
dc.subjectContext of usepor
dc.subjectMobile Data Services (MDS)por
dc.subjectMobile Internet (MI)por
dc.subjectSensibilidade ao contextopor
dc.subjectContexto de utilizaçãopor
dc.subjectServicos Móveis de Dados (MDS)por
dc.subjectInternet Móvel (MI)por
dc.titleUnderstanding the mobile consumer: Context of use in mobile data servicespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacional-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_tiago_veiga_fernandes.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.