Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6064
Autoria: Sousa, Silvia Tavares de
Orientação: Rosa, Álvaro
Data: 2012
Título próprio: Case study: Quinta da Bichinha: A case of a Portuguese "Born-Global" in the wine industry
Referência bibliográfica: Sousa, S. T. de. (2012). Case study: Quinta da Bichinha: A case of a Portuguese "Born-Global" in the wine industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6064
Palavras-chave: Exportação
Vinho -- Wine
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
China
Exports
Resumo: Com os avanços tecnológicos e uma economia cada vezmais globalizada, tornou-se mais fácil para as pequenas e médias empresas e empreendedores criativos, penetrar em mercados estrangeiros anteriormente inacessíveisou exclusivamente reservados a empresas Multinacionais. A China tem-se tornado ao longo dos anos um Mercadoextremamente apelativo, no qual empresas de todo o mundo aspiram penetrar. Este caso pretende analisar e expôr a estratégia deentrada e de marketing Internacional adoptada por um empreendedor português. Uma vez exposta a oportunidade de penetrar este mercado, foi desenvolvida num curto espaço de tempo uma infraestrutura passível de acomodar um modelo de negócio sustentável, baseado na exportação de vinho Português. Uma visão global acerca do modelo de negócio utilizado e os inerentes desafios interculturais resultantes de diferenças notáveis do foro cultural e socio-económico entre os dois países: “Home” (Portugal) e “Host” fará igualmente parte desta análise.
Along with technological breakthroughs and an increasingly globalized economy, it has become easier for Small and Medium Enterprises and creative entrepreneurs to penetrate once unreachable foreign markets or within reach of only multinational corporations. Throughout the years, China has become an extremelyappealing market that many companies worldwide aspire to penetrate. This case study proposes to analyze the entry mode and international marketing strategies adopted by a Portuguese entrepreneur. Given the opportunity to penetrate the Chinese market, the development of a basic infrastructure to accommodate a sustainable business model and a successful entry to this market was achieved based on the exportation of Portuguese wine. An overview of the business model used and the inherent intercultural challenges as a consequence of the very distinct cultural and social-economic differences between Home (Portugal) – Host (China) countries will also be part of the core purpose of this study.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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