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http://hdl.handle.net/10071/6043
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Title: Desenvolvendo orientações curriculares para a educação de infância em São Tomé e Príncipe – Os desafios de um trabalho colaborativo
Other Titles: Developing curriculum guidelines for early childhood education in São Tomé e Príncipe – The challenges of a collaborative work
Authors: Portugal, Gabriela
Keywords: Educação de infância
São Tomé e Príncipe
Orientações curriculares
Trabalho colaborativo
Early childhood education
Curriculum guidelines
Collaborative work
Issue Date: Sep-2013
Publisher: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria
Abstract: Neste texto pretende-se partilhar um projeto de construção de um referencial curricular para educação de infância em São Tomé e Príncipe e de apoio à melhoria das práticas pedagógicas dos educadores. O desenvolvimento do projeto envolveu um trabalho colaborativo entre UNICEF, Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, e Universidade de Aveiro (representada pela autora deste trabalho). Apresentam-se algumas reflexões em torno da caracterização da realidade e da necessidade de os educadores modificarem práticas profundamente enraizadas. Assume-se que a sustentação do processo de melhoria implica a existência de um contexto encorajador e estimulante, um trabalho de equipa colaborativo e continuado, priorização de adequada formação em educação de infância e estreita conjugação entre parceiros, forte compromisso e investimento políticos.
This paper shares a project for developing curriculum guidelines for early childhood education and improving educators’ teaching practices in São Tomé e Príncipe. The project involved collaborative work between UNICEF, the Ministry of Education of São Tomé e Príncipe and University of Aveiro (represented by the author of this work). We offer some reflections on the educational reality and emphasise the need for educators to change deeply rooted practices. We assume that an improvement process requires a supportive, challenging context, collaborative, ongoing teamwork, prioritisation of appropriate training in early childhood education, close articulation between partners, strong will and political commitment.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6043
ISBN: 978-989-97836-5-2
Appears in Collections:CEI-CLN – Autoria de capítulos de livros nacionais

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