Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6020
Autoria: | Silva, Rosa Poças, Sara Santos, Júlio Gonçalves dos Silva, Rui da Mendes, Carolina |
Data: | Set-2013 |
Título próprio: | Olhares Cruzados: Percursos de um modelo de apoio a projetos de cooperação |
ISBN: | 978-989-97836-5-2 |
Palavras-chave: | Cooperação Assistência técnica Proximidade Inovação Projetos Parcerias Cooperation Technical support Proximity Innovation Projects Partnerships |
Resumo: | O presente artigo visa problematizar conceitos de cooperação e de
assistência técnica de proximidade, partindo da literatura sobre educação,
cooperação e desenvolvimento, assim como definir assistência
técnica de proximidade a um projeto de cooperação para o desenvolvimento.
Para tal, parte-se de uma reflexão assente na experiência e nos
conhecimentos adquiridos pelo Gabinete de Estudos para a Educação e
Desenvolvimento (GEED), no apoio a projetos de cooperação em Angola,
Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Esta experiência engloba cinco
pressupostos teóricos, que incluem a valorização cultural, o estabelecimento
de proximidade entre atores, a promoção da qualidade e da
inovação, a problematização do contributo da educação no desenvolvimento
e na redução da pobreza, tal como a reflexão crítica e sustentada,
que alie o conhecimento da prática à construção teórica. This paper examines the concepts of cooperation and technical proximity support based on the literature on education, cooperation and development and defines technical proximity support in development aid projects. This reflection is grounded on the experience of the Education and Development Studies Office (GEED) acquired in assisting aid projects in Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau and East Timor. This experience entails five theoretical assumptions, which include valuing culture and difference, constant, creative dialogue between actors, insiders and outsiders, quality and innovation in the field of education 13 aid, examining the relationship between education and poverty reduction and sustained, critical thinking so that theoretical knowledge can be associated with practice. |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva_Poças_COOPEDU.pdf | 747,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.