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http://hdl.handle.net/10071/6017
acessibilidade
Title: Parceria entre a FASPEBI e o Ministério de Educação, Cultura, Ciência, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau: Complemento através do Regime de Autogestão
Other Titles: Cooperation between FASPEBI and the Ministry of Education of Guinea Bissau: Partnership through a self-help system
Authors: Scantamburlo, Luigi
Keywords: Educação
Autogestão
Parceria
Cooperação
Ministério da Educação
FASPEBI
Education
Self-help system
Partnership
Cooperation
Ministry of Education
FASPEBI
Issue Date: Sep-2013
Publisher: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria
Abstract: Desde 1998 a FASPEBI (Fundação para o Apoio ao Desenvolvimento dos Povos do Arquipélago dos Bijagós) tem implementado um projeto em parceria com o Ministério de Educação, Cultura, Ciência, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, com o objetivo de melhorar o ensino obrigatório em algumas escolas públicas do Arquipélago dos Bijagós. Através do regime de autogestão, que implica um Acordo entre a FASPEBI, o Ministério e os pais e encarregados de educação, as três entidades comprometem- se a concretizar uma escola de qualidade, onde os alunos sejam ajudados a enfrentar os desafios da modernidade e da conservação do meio ambiente, através da alfabetização e do ensino-aprendizagem de conhecimentos técnicos que os preparem não somente para continuar os estudos superiores mas também para inserir-se na economia da aldeia melhorando ou inventando novos meios de produção. Aos programas estatais foram acrescentadas disciplinas técnicas e uma nova língua de ensino, o crioulo guineense, além do português, que é a língua oficial da Guiné-Bissau.
Since 1998 the FASPEBI (Fundação para o Apoio ao Desenvolvimento dos Povos do Arquipélago dos Bijagós) has been helping the Ministry of Education of Guinea Bissau to give the pupils of Bijagós Islands a better school. Through a self-help system, FASPEBI, the Ministry of Education and villagers have made a joint commitment to help each other in providing better conditions for teachers (like a good building, enough books and other school materials for all students, and a better salary with constant supervision of their activities). The FASPEBI has added other, practical subjects to the official Guinea Bissau programmes, along with a second language for bilingual education, Crioulo Guineense or Guinean Creole, which is spoken together with the official language, Portuguese.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6017
ISBN: 978-989-97836-5-2
Appears in Collections:CEI-CLN – Autoria de capítulos de livros nacionais

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