Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6004
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Susana-
dc.contributor.advisorRamos, Madalena-
dc.contributor.authorDores, Patrícia Alexandra Pedro das-
dc.date.accessioned2013-11-25T14:30:48Z-
dc.date.available2013-11-25T14:30:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationDores, P. A. P. (2012). Frescosbio: agricultura Urbana [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6004pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6004-
dc.description.abstractO estilo de vida sedentário dos dias de hoje e a alimentação desequilibrada estão relacionadas com o aparecimento de algumas doenças que afetam toda a população. Fazer uma alimentação equilibrada é essencial mas nem sempre é fácil porque exige alguma disponibilidade para procurar e cozinhar os produtos mais frescos e equilibrados nutricionalmente. A agricultura tradicional produz alimentos com bom aspeto visual mas de fraca qualidade nutritiva e sem sabor, devido aos químicos usados na sua produção: fertilizantes para promover o crescimento rápido e pesticidas para tornar as plantas mais resistentes, capazes de aguentar o seu aspeto até chegarem às prateleiras dos supermercados. Mesmo consumindo produtos de agricultura biológica, sem químicos, há uma grande dependência das condições meteorológicas e da qualidade dos solos para obter produtos de qualidade, dentro da sua sazonalidade. Para responder a estas questões surge a hidroponia que permite uma agricultura fácil de manter, proporcionando alimentos sempre frescos. A bioponia é a hidroponia biológica, ou seja, é uma técnica que não usa químicos sintéticos para manter as culturas. Este projeto propõe-se trazer a bioponia para dentro de casa dos consumidores, dando-lhes a possibilidade de produzirem os seus próprios alimentos de uma forma fácil e simples. As poupanças financeiras e ambientais geradas por um consumo local são enormes, porque não é necessária a deslocação dos alimentos desde zonas quase desertificadas onde são produzidos, até às cidades onde vivem as populações. Desta forma, também se torna mais fácil fazer uma alimentação equilibrada com os produtos favoritos sempre ao dispor.por
dc.description.abstractThe sedentary lifestyle and the unbalanced diet of nowadays are associated to the development of some diseases that affect the entire population. Eating a balanced diet is essential but not always easy to do because it requires a willingness to seek out and cooking the freshest and nutritionally balanced products. Traditional agriculture produces food with good visual aspect but of poor quality and tasteless, due to the use of chemicals in their production: fertilizer to promote rapid growth and pesticides to make plants stronger, able to hold its looks until reach the supermarket shelves. Even in the consumption of organic products, without chemicals, there is a high dependence on weather and soil quality to get quality products within its seasonality. To answer all these questions there’s hydroponics that turns agriculture easy to maintain, providing always fresh food. The bioponic is the biological hydroponics, which is a technique that does not use synthetic chemicals to maintain the crops. This project aims to bring bioponics into consumers' homes, giving them the opportunity to produce their own food in an easy and simple way. The financial and environmental savings generated by local consumption are huge, because it is not necessary to move food from almost deserted areas where it is produced, to the cities where people live. Also, it becomes easier to make a balanced diet with consumer’s favorite products always available.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHidroponiapor
dc.subjectBioponiapor
dc.subjectAgricultura em casapor
dc.subjectPlano de marketingpor
dc.subjectPlano de negóciospor
dc.subjectHydroponicspor
dc.subjectBioponicspor
dc.subjectIndoor agriculturepor
dc.subjectMarketing planpor
dc.subjectBusiness planpor
dc.titleFrescosbio: agricultura Urbanapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
dc.subject.jelM310-
dc.subject.jelQ190-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economics-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_patricia_pedro_dores.pdf1,73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.