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http://hdl.handle.net/10071/6002
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Title: A produção social de uma inovação: o caso do papel higiénico preto
Authors: Silva, Gonçalo Miguel Real da
Orientador: Oliveira, Luísa
Keywords: Construção social dos mercados
Inovação
Atores sociais
Rede sociotécnica
Produção Social da inovação
Social construction of markets
Innovation
Social actors
Socio-technical network
Social production of innovation
Issue Date: 2013
Citation: SILVA, Gonçalo Miguel Real da - A produção social de uma inovação: o caso do papel higiénico preto [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6002>.
Abstract: Este trabalho enquadra-se na problemática da Sociologia da Inovação, incluindo o modo como os mercados são socialmente construídos. A pesquisa é feita tendo por base o caso do papel higiénico preto da Renova e analisamos a forma como esta inovação foi desenvolvida e comercializada pela empresa. Neste seguimento, e percebendo que a competitividade trás consigo a necessidade de criar novos produtos, diferenciados, levando à necessidade de originar novos mercados , aborda-se a questão da construção social do mercado do papel higiénico preto com particular enfoque nos atores sociais, na dinâmica e nas relações que estabeleceram entre si em cada momento deste processo, assim como na forma em este exerceu um efeito de retroação com impacto na empresa. Partindo do estudo de caso do papel higiénico preto da Renova, foi possível constatar que o seu mercado foi socialmente construído através de uma sucessão de acontecimentos que gerou controvérsias em que os seus atores sociais desempenharam um papel central na rede de inovação tendo permitido desta forma concretizar este novo produto e criar um mercado de sucesso para o mesmo. Por outro lado fica evidenciado que a elaboração de uma estratégia e política de inovação, permitiu à Renova obter uma melhoria dos seus resultados, permitindo também criar um ambiente propício à criatividade. Esta idei a inovadora de apresentar o papel higiénico preto como um objeto de decoração e de luxo, transformou o conceito do produto e abriu novos mercados a outro tipo de consumidores, sendo que a cor preta revel ou ser um elo preponderante para esse processo de distinção.
This work is part of the Sociology Innovation problematic, and includes how markets are socially constructed. This research is done based on the case of the black toilet paper from Renova and analyzes how this innovation was developed and commercialized by the company. In this connection, and realizing that competitiveness brings with it the need to create new products, differentiated, leading to the need to produce new markets, we approach the issue of the social construction of the black toilet paper market with particular focus on social actors, the dynamics and in the relationships that have been establi shed between themselves in every moment of this process, and also in the way this produced a feedback impact effect in the company. Based on the case study of Renova black toilet paper, it was possible to find that their market was socially constructed through a sequence of events which generated controversies in which their social actors played a central role in the innovation network and enabled to implement this new product and create a success market for it. Moreover it is evident that the development of a strategy and innovation policy, allowed the company to obtain an improvement in their results, also allowed to create a favorable environment to creativity. This innovative idea of presenting the black toilet paper as a luxury and decoration object, transformed the concept of the product and opened new markets to another type of consumer s in which the black color proved to be a prominent link to this distinction process.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6002
Designation: Mestrado em Estudos Sociais da Ciência
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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