Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5971
acessibilidade
Title: Análise da utilização dos smartphones no contexto do mercado português
Authors: Lázaro, Carlos Jorge Faustino
Orientador: Lage, Miguel
Keywords: Smartphone
Comportamento do consumidor
Internet móvel
Mobile shopping
Consumer behavior
Mobile internet
Issue Date: 2012
Citation: LÁZARO, Carlos Jorge Faustino - Análise da utilização dos smartphones no contexto do mercado português [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5971>.
Abstract: Os smartphones são atualmente um dos produtos tecnológicos de consumo mais comunicados pelos media. Apesar da difícil situação económica que o país atravessa, a elevada publicidade realizada por fornecedores e operadores de comunicações móveis, aliada às características e funcionalidades destes equipamentos, fazem com que estes tenham uma elevada aceitação por parte dos consumidores, levando a que Portugal registe atualmente uma taxa de penetração na ordem dos 20%. Em virtude das vendas dos smartphones continuar a crescer e da necessidade de compreender o comportamento e hábitos destes consumidores, realiza-se assim este trabalho. Através dum estudo qualitativo, este pretende perceber as motivações que levam os indivíduos a comprarem smartphones e que tipo de utilização fazem dos mesmos. E também compreender em que medida é que alguns dos seus comportamentos são condicionados por estes equipamentos. Nomeadamente, perceber se a utilização de outras aplicações e equipamentos digitais sofreu alguma alteração. Se a presença diária dos smartphones na vida dos seus utilizadores e a respetiva utilização, terá influenciado o relacionamento que têm com os seus amigos, familiares ou colegas de trabalho. Se estes terão introduzido alguma alteração na sua atividade profissional ou nos tempos livres. O estudo pretende ainda perceber se o comportamento de compra, quer seja no ponto de venda (compras Offline), quer compras Online, sofreu alguma alteração devido à utilização dos smartphones.
Smartphones are currently one of the technological products of consumption most reported by all media. Despite the difficult economic situation that Portugal is experiencing, the huge amount of advertising performed by vendors and mobile operators, combined with the features and functionalities of these devices, make them products with a high acceptance by consumers, leading thus a penetration rate of around 20%. Therefore, because sales of smartphones continue to grow and due the need to understand the behavior and habits of these consumers, was decided to make this work. Through a Qualitative Study the aims of this work is to understand the motivations that lead people to buy smartphones and what kind of usage they do. And also to understand in each way some of their behaviors are affected by this equipment. Namely, to check if the usage of other digital equipment and applications has suffered any changes and if the relationship they have with their friends, family or coworkers have been influenced by the daily presence of smartphones in their lives. In addition, to understand which changes smartphones have brought in their work and leisure time. The study also aims to realize if buying behavior suffered any changes, whether it is Offline purchase or Online purchase due the usage of smartphones.
Description: Classificações do JEL: M30, M31.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5971
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação-AnaliseUtilizacSMFsContextMercadoPortug(CarlosLázaro).pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.