Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5970
acessibilidade
Title: Plano de comunicação digital para a eficiência energética
Authors: Costa, Diana Moutinho de Sousa
Orientador: Matos, José Pedro
Keywords: Comunicação digital
Energia
Eficiência energética
Digital communication
Energy
Energy efficiency
Issue Date: 2012
Citation: COSTA, Diana Moutinho de Sousa - Plano de comunicação digital para a eficiência energética [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5970>.
Abstract: A Eficiência Energética pode contribuir para a redução das emissões mundiais de dióxido de carbono em 72% até 2020, segundo as previsões do World Energy Outlook (IEA, 2011). Simultaneamente, a Comunicação Digital e o Marketing Verde revelam-se como duas tendências de importância crescente para os consumidores, que são cada vez mais exigentes (Afonso, 2011), o que obriga a que a comunicação se torne cada vez mais interactiva e portadora de conteúdos verdadeiramente relevantes (Dionísio et al, 2009 e Scott, 2011). Verifica-se, contudo, a necessidade de disponibilizar aos consumidores incentivos (Fogg, 2011) que eliminem as barreiras que ainda existem à adopção de comportamentos eficientes, em particular nos indivíduos com idade até aos 25 anos (Energy Profiler, 2011). Embora os consumidores identifiquem o termo “eficiência energética”, não sabem ainda ao certo o que podem fazer para se tornarem eficientes (Murphy et al, 2010). Esta investigação concluiu que utilizar comunicação digital para divulgar a eficiência energética não influencia significativamente o interesse sobre este tema junto dos indivíduos até aos 25 anos de idade. Contudo, dadas as elevadas taxas de posse de equipamentos digitais, verificadas na amostra do estudo, um plano de comunicação digital para este tema continua a fazer sentido. Desta forma, esta dissertação oferece as linhas orientadoras para a estratégia e implementação de um Plano de Comunicação Digital para a Eficiência Energética, cujo objectivo é contribuir para educar os consumidores domésticos para este tema, ajudando-os a consumir energia de uma forma mais racional, comportamento que lhes trará vantagens ambientais e económicas.
According to IEA predictions (World Energy Outlook, 2011), energy efficiency alone may account for 72% of the carbon emissions reductions to 2020. Simultaneously, Digital Communication and Green Marketing appear as two of the more growingly important trends to the consumers, whom are becoming increasingly more demanding towards companies (Afonso, 2011), which enforces communication to become interactive and bearer of truly relevant content (Dionísio et al, 2009 e Scott, 2011). Nevertheless, one observes the need to provide consumers the right incentives (Fogg, 2011) towards eliminating the still existing barriers to the adoption of efficient behaviours, especially in individuals up to 25 years old (Energy Profiler, 2011). Even though consumers identify the expression “energy efficiency”, they do not know yet what they can do to actually become more efficient (Murphy et al, 2010). This investigation concluded that the use of digital communication in promoting energy efficiency to individuals up to 25 years old does influence in a significant way their interest upon this subject. However, given the high possession rates of digital equipment registered in the sample population, a digital communication plan for this subject is still relevant. Thus, this dissertation provides the guidelines for the strategy and implementation of a Digital Communication Plan for Energy Efficiency, with the purpose of contributing for the education of residential consumers on this matter, helping them consume energy in a more rational way, a behaviour that shall bring them both environmental and economical advantages.
Description: Projeto / Classificação JEL: D83, Q40, M37
URI: http://hdl.handle.net/10071/5970
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
DianaCosta_MScMarketing_ISCTE_IBS_2012.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.