Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5967
Autoria: Gonçalves, André Seabra
Orientação: Fernandes, Carlos
Data: 2012
Título próprio: Viabilidade das experiências do Sport Lisboa e Benfica no B2C
Referência bibliográfica: Gonçalves, A. S. (2012). Viabilidade das experiências do Sport Lisboa e Benfica no B2C [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5967
Palavras-chave: Marketing desportivo
Jogo
Turismo
Estudo de mercado
Resumo: O estudo visou a análise da aceitação pelos adeptos do SL Benfica de um novo conceito de serviço no futebol Português. Foram identificados e selecionados um conjunto de experiências, através da recolha de informação na revisão de literatura e no Brainstorm feito em conjunto com o SL Benfica. Em consequência, realizou-se um estudo de mercado, que incluiu uma amostra aleatória de 198 sócios e não sócios do SL Benfica, tendo sido utilizada, para a análise dos dados, estatística descritiva e ainda o Teste do Qui-Quadrado, por forma a identificar possíveis segmentos de mercado. A amostra é composta pelo género masculino (65,1%) e feminino (4,8%), sendo que 40,4% são sócios do clube e 59,6% não são sócios. Concluiu-se que há um interesse por parte da maioria da amostra relativamente às experiências. No entanto, foram as experiências “Fotografia com a equipa principal”, “Entrada em campo com um jogador” e ”VIP’s por um dia”, as consideradas “ top 3”, tendo sido caracterizadas como ”muito interessantes” por 51,5%, 42,9%, 41,9% dos inquiridos, respetivamente. Já o “Pedido de casamento durante o jogo” e “Mensagem especial no ecrã de jogo” foram as que tiveram mais indivíduos a considerá-las “nada interessante”. Verificou-se ainda que existe uma tendência de compra pelo valor mais baixo. De qualquer forma, em alguns casos, como “Repórter por um dia”, “Volta ao Estádio da Luz com a mascote” e “Uma hora à Benfica”, há, respetivamente, 35,5%, 30,4% e 41,5% dos inquiridos dispostos a pagar mais do que o valor mínimo proposto, podendo existir aqui uma oportunidade para elevar o preço. As experiências “Mensagem especial no ecrã de jogo” e “Pedido de casamento durante o jogo”, que já não tiveram unanimidade relativamente ao grau de interesse, voltam a não ser bem aceites. No que se refere ao cruzamento entre os dados sociodemográficos e a tendência de compra das experiências, encontrou-se o perfil de possíveis compradores, que são, na sua maioria, do género masculino, sem filhos, solteiros e casados, ou em união de facto, que auferem entre os 500€ e os 1.200€ e mais de 3.500€ e, por fim, que não são sócios do Benfica. Este estudo apresenta limitações no que se refere à extrapolação para o universo benfiquista, uma vez que a amostra de 198 indivíduos não representa a totalidade dos diferentes distritos portugueses, sendo que alguns tiveram zero respostas ao inquérito online.
This study aimed to analyze the acceptance by the supporters of SL Benfica for a new service concept, in Portuguese football. To this end, were identified and selected a set of experiences, through the collection of information in the literature review and the Brainstorm, done in conjunction with the SL Benfica.It was also carried out a market study, which included a random sample of 198 members and non members of SL Benfica, having been used for analysis of data the descriptive statistics and even the Chi-square test, in order to identify possible market segments. Thus, the sample is composed by males (65.1 %) and females (4.8 % ), of which 40.4 % are members of the club and 59.6 % are not members. It was concluded that there is an interest by most of the sample for the experience. However, the experiences "Photo with the main team", "Entry in the field with a player" and "VIP's for a day" were considered the “Top 3" and have been characterized as "very interesting" by 51.5 %, 42.9 %, 41.9 % of respondents, successively. Already the "Request for marriage during the game" and "Special Message on the screen of the game" were considered by almost all individuals "nothing interesting". It was also found that there is a tendency to purchase the lowest value. In some cases, such as "Reporter for a day", "Around the stadium with the mascot" and "One hour as Benfica", there are, successively, 35.5 %, 30.4 % and 41.5 % of respondents willing to pay more than the minimum value proposed, creating an opportunity to raise the price in these events. The experience "Special Message on the screen of the game" and "Request for marriage during the game", which has already had no unanimity on the degree of interest, are again not well accepted. The intersection between the sociodemographic data and the propensity to buy experiences, met the profile of potential buyers, who are, for the most part, male, without children, single and married, or in fact union, which earn among the 500€ and 1,200 € and more of 3,500€ and, finally, that are not members of Benfica. This study has limitations as regards the benfiquista universe, since the sample of 198 individuals does not represent the totality of the different districts of Portugal, and some had zero responses on the online research.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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