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http://hdl.handle.net/10071/5953
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Title: Reorganização do fluxo de fabrico: um caso de estudo
Authors: Pinto, Ramiro da Silva
Orientador: Martins, Ana Lúcia
Keywords: gestão das operações
operations management
Issue Date: 2012
Citation: PINTO, Ramiro da Silva - Reorganização do fluxo de fabrico: um caso de estudo [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5953>.
Abstract: A “Sensação” ou “Perceção” é uma componente cada vez mais importante a considerar nas variáveis do Marketing Mix. O primeiro impacto provocado por um produto a um consumidor é de extrema importância para a sua decisão de consumi-lo ou não. Perante esta realidade, é através do “design” que as empresas se destacam a fim de ganhar vantagem competitiva. No entanto, o design geralmente entra em rota de colisão com os processos de transformação levando a custos astronómicos para a sua produção. O tema desenvolvido neste trabalho tem como objetivo evidenciar que ao criar um conceito de gestão das operações na produção para famílias de produtos, através dos conceitos Lean e TQM, permitirá a empresa, junto ao seu cliente, providenciar um suporte na fase de desenvolvimento para futuros produtos, pois é nessa fase que se determinará se o produto irá contribuir positivamente para os resultados. Para que tal aconteça, é fundamental que a empresa, suportada pelas operações, possa influenciar a área de desenvolvimento do seu cliente de modo que o designer responsável pelo projeto tenha em mente a industrialização do mesmo. Hoje em dia, o preço de qualquer bem é definido pelo mercado e como tal, cabe as empresas adaptar os seus custos operacionais de modo a que lhes permita permanecer no mercado. Todas as empresas transformadoras, que possam construir parcerias com os promotores do produto, acompanhando e adaptando o produto para a industrialização sem alterar o design final, terão uma vantagem competitiva de diferenciação. Esta situação permitirá competir pela inovação, qualidade, produtividade e não pelo baixo custo de mão obra, pois é necessário que as empresas envolvam cada vez mais os seus colaboradores desenvolvendo também as sensações para que a sustentabilidade e sucesso seja uma realidade.
The “Sensation” or “Perception” is an increasingly important component to consider in the Marketing Mix variables. The first impact caused by a product to a consumer is extremely important to their decision to consume it or not. Given this reality, it is through the design that companies stand to gain competitive advantage. However, the design usually comes into collision with the transformation processes, leading to astronomical cost for their production. The theme developed in this work aims to shows that creating a concept of operations management in production for a product families through TQM and Lean concepts, will allow the company, next to his clients, provide a support in the development phase for future projects. It is in this phase that will be determinate whether the product will contribute positively to the results of companies. In order to achieve good operational results, it is essential that the company, supported by operations, can influence the development area of their clients to consider the industrialization phase. Today, the price of any good is defined by the market and the companies need to adapt their operations costs so that they can stay in the market. All processors that can build partnerships with the creator of product, monitoring and adapting the product for industrialization without changing the final design, will have a competitive advantage of differentiation. This will allow compete on innovation, quality and productivity and not by low cost of hand work. It is important that the companies increasingly involve their employees for the development of success and sustainability.
Description: Projeto
URI: http://hdl.handle.net/10071/5953
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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