Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/5948
Autoria: | Baldé, Saico |
Data: | Set-2013 |
Título próprio: | A Mesquita Central Nacional e o Complexo Escolar “Attadamun”: a integração do ensino de árabe e da cultura islâmica na Guiné-Bissau |
ISBN: | 978-989-97836-5-2 |
Palavras-chave: | Guiné-Bissau Mesquita Central Complexo Escolar “Attadamun” Sistema educativo Central Mosque Attadamun School Complex Education system |
Resumo: | A ideia de integração do ensino de língua árabe e da cultura islâmica para
a comunidade guineense que professa religião muçulmana é, no caso da
Guiné-Bissau, quase tão antiga quanto a própria luta de libertação nacional.
Todavia, muita embora o Comité de Estudantes do PAIGC em Língua
Árabe tenha sido fundado em 1969 num encontro em Dakar presidido por
Amílcar Cabral, que durante a sua longa intervenção lançou a ideia “da
possibilidade de o ensino do Árabe ser introduzido nas escolas oficiais
depois da independência do país”, destacando a necessidade de construir
“escolas e institutos islâmicos na Guiné-Bissau independente e do tratamento
igual que o Islão terá em pé de igualdade com as restantes religiões”
praticadas na Guiné-Bissau, só em 30 de agosto de 1989 foi assinado
o contrato de construção da Mesquita Central Nacional, que integra um
Complexo Escolar, orçado inicialmente em 1,11 milhão de dólares.
Baseada num estudo de caso – o surgimento da ideia e construção da
Mesquita Central Nacional e do Complexo Escolar “Attadamun”, bem
como o modelo de funcionamento, aliado à nossa própria experiência de
ter passado por este sistema de ensino –, esta comunicação pretende, por
um lado, demonstrar a crescente importância das escolas corânicas e a
dimensão sociocultural, e por outro, como a mudança de mentalidade e
forma de gestão destas escolas pode facilitar a integração deste tipo de
ensino no sistema educativo nacional. The idea of integrating the teaching of Arabic and Islamic culture in the Muslim members of the Guinean community is almost as old as the national liberation struggle. The PAIGC Student Committee in Arabic was founded in Dakar in 1969 at a meeting chaired by Amílcar Cabral. In his long speech, he addressed “the possibility of the teaching of Arabic being introduced in state schools a(er independence” and highlighted the need to build “schools and Islamic institutions in independent Guinea-Bissau and equal treatment that Islam will have, on an equal footing with other religions”. It was, however, only in August 30 1989 that the contract was signed for construction of the national Central Mosque which includes a high school campus and was initially budgeted at $1.11 million. 111 This paper is based on a case study – the emergence of the idea and construction of the National Central Mosque and Attadamun School Complex and their operating model, combined with our own experience of having gone through this school system. On the one hand, it aims to demonstrate the growing importance of Koranic schools and their socio-cultural dimension and on the other how a change of mentality and way of managing these schools can facilitate the inclusion of this type of education in the national system. |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Balde_COOPEDU.pdf | 543,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.