Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5905
acessibilidade
Title: Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para a melhoria de gestão de processos de negócio numa empresa do sector empresarial do estado: o estudo de caso da empresa de desenvolvimento e infraestruturas do Alqueva, SA.
Authors: Sousa, Ricardo Carlos Alexandre Figueiredo
Orientador: Cardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha
Keywords: Sistemas de apoio à decisão
Business intelligence
Business process management
Systems application and products in data processing
Decision support systems
Issue Date: 2012
Citation: SOUSA, Ricardo Carlos Alexandre Figueiredo - Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para a melhoria de gestão de processos de negócio numa empresa do sector empresarial do estado: o estudo de caso da empresa de desenvolvimento e infraestruturas do Alqueva, SA. [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5905>.
Abstract: O atual contexto económico exige que os gestores e os decisores tenham nas suas organizações os mecanismos que lhes permita antecipar e preparar a tomada de decisão em tempo útil e eficaz. Neste âmbito os processos de negócio de uma empresa, como fonte de produção de dados e informação, junto com os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), são o ponto possível de diferenciação, através da aplicação de ferramentas analíticas que permitam acrescentar valor a esses processos. Esta dissertação enquadra-se neste contexto, pois pretende estudar a implementação de um SAD na vertente de Data Warehouse, recorrendo aos dados de três processos de negócio, utilizando as ferramentas, SAP Business Warehouse (SAP BW) e SAP BusinessObjects BI Platform. O SAD é desenvolvido na Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, onde se pretende, estudar a viabilidade da sua implementação, analisar a sua contribuição para a execução dos processos, e identificar recomendações e limitações associadas aos seus resultados. A dissertação apresenta outra componente de investigação, que se foca, na análise da arquitetura e modelo dimensional utilizado pelo SAP BW, mapeando os conceitos para com a metodologia estudada no Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, concretamente, os conceitos e modelo dimensional proposto por Ralph Kimball. A análise dos modelos implementados permite concluir a viabilidade do SAD desenvolvido, recomendando-se a generalização a outros processos de negócio. O SAP BW apresenta uma arquitetura híbrida, e um conjunto de ferramentas que possibilitam a implementação de modelos e conceitos de acordo com metodologia de Kimball.
O atual contexto económico exige que os gestores e os decisores tenham nas suas organizações os mecanismos que lhes permita antecipar e preparar a tomada de decisão em tempo útil e eficaz. Neste âmbito os processos de negócio de uma empresa, como fonte de produção de dados e informação, junto com os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), são o ponto possível de diferenciação, através da aplicação de ferramentas analíticas que permitam acrescentar valor a esses processos. Esta dissertação enquadra-se neste contexto, pois pretende estudar a implementação de um SAD na vertente de Data Warehouse, recorrendo aos dados de três processos de negócio, utilizando as ferramentas, SAP Business Warehouse (SAP BW) e SAP BusinessObjects BI Platform. O SAD é desenvolvido na Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, onde se pretende, estudar a viabilidade da sua implementação, analisar a sua contribuição para a execução dos processos, e identificar recomendações e limitações associadas aos seus resultados. A dissertação apresenta outra componente de investigação, que se foca, na análise da arquitetura e modelo dimensional utilizado pelo SAP BW, mapeando os conceitos para com a metodologia estudada no Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, concretamente, os conceitos e modelo dimensional proposto por Ralph Kimball. A análise dos modelos implementados permite concluir a viabilidade do SAD desenvolvido, recomendando-se a generalização a outros processos de negócio. O SAP BW apresenta uma arquitetura híbrida, e um conjunto de ferramentas que possibilitam a implementação de modelos e conceitos de acordo com metodologia de Kimball.
Description: Classificação: H.2.4. Information Systems. Systems; H.2.7. Information Systems. Database Administration; H.4.2. Information Systems Applications. Types of Systems. Decision support;
URI: http://hdl.handle.net/10071/5905
Designation: Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
MSIAD_Aluno11984_Dissertação.pdf13.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.