Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5905
Autoria: Sousa, Ricardo Carlos Alexandre Figueiredo
Orientação: Cardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha
Data: 2012
Título próprio: Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para a melhoria de gestão de processos de negócio numa empresa do sector empresarial do estado: o estudo de caso da empresa de desenvolvimento e infraestruturas do Alqueva, SA.
Referência bibliográfica: Sousa, R. C. A. F. (2012). Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para a melhoria de gestão de processos de negócio numa empresa do sector empresarial do estado: o estudo de caso da empresa de desenvolvimento e infraestruturas do Alqueva, SA. [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5905
Palavras-chave: Sistemas de apoio à decisão -- Decision support systems
Business intelligence
Business process management
Systems application and products in data processing
Resumo: O atual contexto económico exige que os gestores e os decisores tenham nas suas organizações os mecanismos que lhes permita antecipar e preparar a tomada de decisão em tempo útil e eficaz. Neste âmbito os processos de negócio de uma empresa, como fonte de produção de dados e informação, junto com os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), são o ponto possível de diferenciação, através da aplicação de ferramentas analíticas que permitam acrescentar valor a esses processos. Esta dissertação enquadra-se neste contexto, pois pretende estudar a implementação de um SAD na vertente de Data Warehouse, recorrendo aos dados de três processos de negócio, utilizando as ferramentas, SAP Business Warehouse (SAP BW) e SAP BusinessObjects BI Platform. O SAD é desenvolvido na Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, onde se pretende, estudar a viabilidade da sua implementação, analisar a sua contribuição para a execução dos processos, e identificar recomendações e limitações associadas aos seus resultados. A dissertação apresenta outra componente de investigação, que se foca, na análise da arquitetura e modelo dimensional utilizado pelo SAP BW, mapeando os conceitos para com a metodologia estudada no Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, concretamente, os conceitos e modelo dimensional proposto por Ralph Kimball. A análise dos modelos implementados permite concluir a viabilidade do SAD desenvolvido, recomendando-se a generalização a outros processos de negócio. O SAP BW apresenta uma arquitetura híbrida, e um conjunto de ferramentas que possibilitam a implementação de modelos e conceitos de acordo com metodologia de Kimball.
O atual contexto económico exige que os gestores e os decisores tenham nas suas organizações os mecanismos que lhes permita antecipar e preparar a tomada de decisão em tempo útil e eficaz. Neste âmbito os processos de negócio de uma empresa, como fonte de produção de dados e informação, junto com os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), são o ponto possível de diferenciação, através da aplicação de ferramentas analíticas que permitam acrescentar valor a esses processos. Esta dissertação enquadra-se neste contexto, pois pretende estudar a implementação de um SAD na vertente de Data Warehouse, recorrendo aos dados de três processos de negócio, utilizando as ferramentas, SAP Business Warehouse (SAP BW) e SAP BusinessObjects BI Platform. O SAD é desenvolvido na Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, onde se pretende, estudar a viabilidade da sua implementação, analisar a sua contribuição para a execução dos processos, e identificar recomendações e limitações associadas aos seus resultados. A dissertação apresenta outra componente de investigação, que se foca, na análise da arquitetura e modelo dimensional utilizado pelo SAP BW, mapeando os conceitos para com a metodologia estudada no Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, concretamente, os conceitos e modelo dimensional proposto por Ralph Kimball. A análise dos modelos implementados permite concluir a viabilidade do SAD desenvolvido, recomendando-se a generalização a outros processos de negócio. O SAP BW apresenta uma arquitetura híbrida, e um conjunto de ferramentas que possibilitam a implementação de modelos e conceitos de acordo com metodologia de Kimball.
Designação do grau: Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_hipolito_joao_lima.pdf13,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.