Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5895
Autoria: Vicente, Carolina Mateus Raso
Orientação: Nunes, Francisco
Data: 2012
Título próprio: Influência da aprendizagem organizacional e da liderança transformacional no desempenho dos museus
Referência bibliográfica: Vicente, C. M. R. (2012). Influência da aprendizagem organizacional e da liderança transformacional no desempenho dos museus [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5895
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional -- Organizational learning
Liderança transformacional
Desempenho organizacional -- Organizational performance
Gestão de museus
Rede portuguesa de museus
Portugal
Transformational leadership
Performance
Museum management
Portuguese museum network
Resumo: O presente estudo tem como principal objectivo explorar em que medida as características organizacionais relacionadas com a aprendizagem organizacional e a liderança transformacional influenciam o desempenho dos museus nacionais. Para testar as hipóteses referidas recorreu-se ao inquérito por questionário, dirigido aos colaboradores da totalidade dos museus que integram a Rede Portuguesa de Museus (RPM). Os resultados obtidos mostram que a percepção do desempenho dos museus é composta por duas facetas: desempenho organizacional e desempenho focado nos resultados. Os resultados sugerem ainda que a aprendizagem organizacional e a liderança transformacional explicam de forma significativa 48% da variância do desempenho organizacional, mas que nenhuma das características organizacionais estudadas apresenta uma relação significativa com o desempenho por resultados. Verificou-se ainda que a aprendizagem organizacional e a liderança transformacional têm uma relação significativamente positiva entre si, embora em conjunto, não contribuam para o aumento do desempenho
This study aims to explore the way in which both the organizational characteristics that relate to the organizational learning and the transformational leadership influence the performance of national museums. To test these hypotheses we addressed questionnaire inquiries to the employees of all the museums that comprise the Portuguese Museum Network (RPM). The obtained results show that the perception of museums performance is comprised of two components: organizational performance and performance focused on results. The obtained results also suggest that the organizational learning and the transformational leadership significantly explain 48% of the organizational performance sample. On the other hand, we concluded that none of the studied organizational characteristics present a significant relation to the result performance. Finally, we found that the organizational learning and the transformational leadership positively influence each other. However, they do not represent an increased performance when they are considered together
Designação do grau: Mestrado em Gestão Cultural
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_carolina_mateus_vicente.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.