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http://hdl.handle.net/10071/5687
acessibilidade
Title: A influência dos blogs na opinião do consumidor
Authors: Lopes, Helena Isabel Guerreiro da Costa
Orientador: Moreira, Pedro
Keywords: Blogs
Recomendação online
Comportamento do consumidor
Electronic word-of-mouth
Personal blogs
Online recommendation
Consumer behaviour
Issue Date: 2012
Citation: LOPES, Helena Isabel Guerreiro da Costa - A influência dos blogs na opinião do consumidor [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5687>.
Abstract: A evolução das comunidades online e das redes sociais tem vindo a conferir cada vez mais poder ao consumidor. O consumer-generated-media, que consiste na partilha de informação sobre marcas, produtos e serviços entre consumidores, tem vindo a crescer rapidamente. Esta partilha tem vindo, também, a ganhar expressão em blogs pessoais. A relação existente entre os bloggers e os seus leitores assemelha-se a uma relação de boca-a-boca, neste caso designada por electronic word-of-mouth (eWOM) e acaba por ser mais poderosa do que a tradicional relação de boca-a-boca, visto que esta acontecia entre um pequeno número de pessoas e o eWOM é difundido a uma larga escala tendo consequências para as marcas e produtos. Por esta razão, neste estudo procura perceber-se a influência que os blogs têm na opinião dos consumidores relativamente a marcas e produtos e os factores que determinam essa influência.
The evolution of online communities and social networks has conferred a growing power to the consumer. The consumer-generated-media, which consists in sharing information about brands, products and services among consumers, has been growing rapidly. This sharing has been, also, gaining expression in personal blogs. The relationship between bloggers and their readers is similar to a word-of-mouth relationship, in this case designated by electronic word-of-mouth (eWOM) and it ends up being more powerful than the traditional word-of-mouth relationship, since this happened amongst a small number of people and the eWOM is broadcasted to a large scale having consequences for the brands and products. Therefore, this study attempts to understand the influence that blogs have on the consumer opinion regarding brands and products and the determinants of that influence.
Description: JEL Classification System: M31; M37
URI: http://hdl.handle.net/10071/5687
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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