Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5577
Autoria: Silva, Marcelo de Carvalho
Orientação: Mozzicafreddo, Juan
Carvalho, Elisabete Reis de
Data: 2012
Título próprio: A emoção na estratégia da administração pública
Referência bibliográfica: Silva, M. C. (2012). A emoção na estratégia da administração pública [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5577
Palavras-chave: Emoção
Administração pública
Política pública
Organização pública
Gênero
Emoções
Prioridade
Sexo
Emotion
Public administration
Planning, public policy
Public employees
Public organization
Gender
Sex
Priority
Resumo: O presente trabalho constitui-se de dissertação, para concessão de título em Mestrado Acadêmico, stricto sensu, do Curso de Mestrado em Administração Pública do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) - IUL – Instituto Universitário de Lisboa, com sede em Portugal, nas áreas de ciência política e políticas públicas. O tema escolhido aborda a Emoção na Estratégia da Administração Pública. Explorar a emoção na gestão é motivador para compreender melhor as dimensões que atuam na decisão. É realizado estudo de caso junto a instituições públicas, mediante análises quantitativas, para análise da razão e da emoção na estratégia da instituição pública e apresentada a inteligência advinda do diagnóstico. O objetivo geral da dissertação é abordar a participação da emoção na estratégia da administração pública. O Capítulo 1 é um recorte analítico, onde são apresentados os aspectos sobre o Estado, no que se refere a manifestação na administração pública, tendo os conceitos pertinentes à luz das mudanças, considerando desafios e necessidades da política pública. O Capítulo 2 traz a emoção para discussão sob a abordagem do Estado, Governo e da Administração Pública, seja devido à natureza, às dimensões, aos atores e sujeitos envolvidos e aos objetivos. Considera que os instrumentos utilizados na gestão podem não atender o que se espera deles para obtenção dos resultados complexos da administração pública. O Capítulo 3 apresenta os resultados e a discussão. Na conclusão são apresentadas as inteligências, abordando aspectos dos servidores públicos, quanto à participação no planejamento, credibilidade do planejamento, importância e uso da razão e da emoção no planejamento, conhecimento e participação em treinamento sobre razão e emoção, presença de fatores emocionais e racionais no planejamento, sugestão de inclusão dos fatores emocionais e racionais no treinamento, participação da razão e da emoção na decisão própria e dos outros atores, prioridade para a razão e emoção nas sugestões e objeto ou conteúdo das mesmas e impacto do gênero e da faixa etária nos resultados obtidos.
This work consists of dissertation for granting title in Academic Master, stricto sensu, the Masters Course in Public Administration from the University Institute of Lisbon (ISCTE – High Institute of Labour and Company) - IUL - University Institute of Lisbon, Portugalbased, in political science and public policy. The theme addresses the emotion in the Strategy for Public Administration. Explore the emotion is motivating management to better understand the dimensions that act on the decision. Case study is conducted with public institutions, through quantitative analyzes, for analysis of reason and emotion in the strategy of public institution and presented intelligence stemming from the diagnosis. The overall aim of the dissertation is to address the involvement of emotion in public administration strategy. Chapter 1 is an analytical approach, where aspects are presented on the state, as regards the manifestation in public administration, with the concepts relevant in light of the changes, challenges and needs considering public policy. Chapter 2 brings the emotion to a discussion on the approach of the State, Government and Public Administration, is due to the character, dimensions, actors and subjects involved and objectives. Considers that the instruments used to manage can not meet what is expected of them to obtain the results of complex public administration. Chapter 3 presents the results and discussion. In conclusion intelligences are presented, addressing issues of public employees, the participation in planning, planning credibility, importance and use of reason and emotion in planning, knowledge and participation in training on reason and emotion, presence of emotional and rational in planning, suggested inclusion of rational and emotional factors in training, participation of reason and emotion in the decision itself and the other actors, priority to reason and emotion in suggestions and object or content of suggestions and impact of gender and age the results obtained.
Designação do grau: Mestrado em Administração Pública
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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