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http://hdl.handle.net/10071/5506
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Title: Jovens no 2º ciclo do ensino secundário geral e técnico-profissional na Huíla (Angola): origem social, trajetórias escolares, e expetativas escolares e profissionais
Authors: Jacob, Edgar Essuvi de Oliveira
Orientador: Machado, Fernando Luís Lopes
Keywords: Classe social
Trajetórias escolares
Expetativas
Social class
Scholar trajectories
Expectations
Issue Date: 2012
Citation: JACOB, Edgar Essuvi de Oliveira- Jovens no 2º ciclo do ensino secundário geral e técnico-profissional na Huíla (Angola): origem social, trajetórias escolares, e expetativas escolares e profissionais [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5506>.
Abstract: O ensino técnico-profissional tem-se diferenciado do ensino secundário pelo seu caráter funcional e reprodutor das estruturas sociais de classe (Bourdieu e Pass eron, 1964 e 1979; Martins, 2005). Nesta investigação, realizada em duas escolas do 2º ciclo da província da Huíla, procurou-se, por um lado, conhecer a origem social e a trajetória escolar dos jovens que frequentam os dois subsistemas de ensino, por outro, identificar as suas expetativas escolares e profissionais. Os dados recolhidos revelam que grande parte dos alunos pertencentes aos dois subsistemas de ensino é oriunda de famílias com elevados recursos culturais e económicos. Os alunos do ensino secundário geral apresentam trajetórias escolares marcadas por sucesso escolar e os do ensino técnico-profissional têm percursos marcados por retenções. Contudo, uma parte significativa dos alunos dos dois subsistemas aspira prosseguir os estudos e ingressar no mercado de trabalho em simultâneo.
The technical professional education has been differentiated from the secondary education by its functional character and reproduction of the social class structures (Bourdieu and Passeron, 1964 and 1979; Martins, 2005). This research, conducted in two schools at the 2 nd cycle at Huíla province, on one hand, tries to know the social origin and the scholar trajectory of the young people who attend the two subsystems of education. On the other hand, it indentifies their academic and professional expectations. The collected data reveals that most of the students belonging to both subsystems of education come from families with high cultural and economic resources. Pupils of general secondary education have educational trajectories marked by school success and those in technical professional education have routes marked by retentions. However, a significant proportion of students of both subsystems aspire to carry on studies and enter the labor market simultaneously.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5506
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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