Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/5485
Autoria: | Gomes, Maria do Carmo Matos |
Orientação: | Costa, António Firmino da |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Qualificar adultos em Portugal: Políticas públicas e dinâmicas sociais |
Referência bibliográfica: | Gomes, M. do C. M. (2012). Qualificar adultos em Portugal: Políticas públicas e dinâmicas sociais [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5485 |
ISBN: | 978-989-732-071-2 |
Palavras-chave: | Educação e formação de adultos Sistemas nacionais de qualificação Políticas públicas -- Public politics Competências -- Skills Adult’s education and training National qualifications systems Social effects Efeitos sociais |
Resumo: | As políticas públicas dirigidas à qualificação de adultos registaram na primeira década
do século XXI, em Portugal, um impulso decisivo, refletindo as exigências dos quadros
sociais e económicos contemporâneos e as transformações ocorridas nos sistemas de
educação-formação dos países desenvolvidos. A intervenção realizada entre 2005 e
2010, delimitada pelo primeiro ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades e pela criação
do Sistema Nacional de Qualificações, assume características específicas através de um
conjunto de estruturas, instrumentos e operadores, de entre as quais se destacam os
Centros Novas Oportunidades. A análise empírica realizada aos percursos de
qualificação de adultos permitiu identificar um conjunto de dinâmicas sociais,
estruturadas por fatores institucionais e recursos sociais. A escolaridade e o emprego
assumem-se neste contexto como recursos-chave para as trajetórias bem sucedidas de
qualificação de adultos. Convergência, síntese, integração e equidade são os quatro
efeitos sociais mais relevantes do ponto de vista sociológico induzidos a partir das
políticas públicas e o contributo central desta tese para o conhecimento sociológico. Adult’s qualification public policies in the first decade of this century in Portugal recorded a decisive impulse, reflecting the demandsof contemporary economic and social frameworks and the changes occurring in education and training systems of the most developed countries. The intervention that hasbeen carried out between 2005 and 2010, bounded by the first cycle of the New Opportunities Initiative and the creation of the National Qualification System assumes specific characteristics through a set of structures, instruments and operators, among which it has to be stressed the New Opportunities Centres. The empirical analysis of adults’ qualification pathways allowed identifying a set of social dynamics, structured byinstitutional factors and social resources. Educational and professional resources are in this context assumed as key resources to successful adult’s qualification trajectories. Convergence, synthesis, integration and equity are the four most important social effects in a sociological point of view that were induced by public policies in this field. |
Designação do grau: | Doutoramento em Sociologia |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
phd_maria_matos_gomes.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.