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http://hdl.handle.net/10071/5479
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Title: A influência do potencial de risco parental no rendimento académico: o papel moderador da família, pares e professores
Authors: Serpa, Ana Filipa Pacheco
Orientador: Calheiros, Maria Manuela Amorim
Keywords: Potencial de abuso
Perceção de suporte social
Rendimento académico
Potential abuse
Social support perceived
Academic performance
Issue Date: 2012
Citation: SERPA, Ana Filipa Pacheco - A influência do potencial de risco parental no rendimento académico: o papel moderador da família, pares e professores [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5479>.
Abstract: O Potencial de Abuso é considerado um risco parental, enquanto o Suporte Social é visto como um recurso para as crianças e adolescentes. Neste sentido, o presente estudo pretende compreender a influência dos contextos e características parentais de risco no rendimento académico, bem como explorar a perceção de suporte de pares, família e professores como um recurso para os menores. Foi conduzido um estudo com crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos (N = 30) e os respetivos pais, de forma a analisar a influência do Potencial de Abuso no Rendimento Académico, explorando o papel moderador e mediador da Perceção de Suporte Social nesta relação. Os resultados em termos globais demonstram que a etnia, habilitações académicas, empregabilidade e a idade dos pais influenciam o Potencial de Abuso. Também verificámos que a estrutura familiar e empregabilidade dos pais, a idade o sexo dos menores influenciam o Rendimento Académico. Observamos ainda que o número de menores no agregado familiar influencia a Perceção de Suporte Social. Por fim, verificaram-se efeitos em dimensões do Potencial de Abuso e da Perceção de Suporte Social Pares e Professores.
The Potential Abuse is regarded as a parent’s risk, while Social Support is viewed as an asset for children and adolescents. Thus, the present study aims to understand the contexts influence and the parent’s features of risk in academic performance of the under age, and also explore the perception of peer, family and teachers support as an assets to children. Was conducted a study with this target public and their parents (N = 30), to analyze the influential Abuse Potential in Academic Performance, by exploring the role moderator and mediator of Perceived Social Support in these relationship. The outcomes, in overall, showed that ethnicity, educational attainment, employability and age of parents influence the Abuse Potential. We also found that the familiar structure and of parents´s employability, age and gender of the under ages affect the Academic Performance. We also note that the number of under ages on household influence the Perception of Social Support. Finally, we found the effects on dimensions of Abuse Potential and the Social Support Perceived Peers and Teachers.
Description: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
URI: http://hdl.handle.net/10071/5479
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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