Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5477
acessibilidade
Title: Universidade e aprendizagem ao longo da vida: efeitos da licenciatura em indivíduos com prévia experiência profissional
Authors: Sousa, Cláudia Marisa de Oliveira e
Orientador: Ávila, Patrícia Durães
Keywords: Sociedade do conhecimento
Trajetórias
Aprendizagem ao longo da vida
Ensino superior
Qualificação
Efeitos
Knowledge society
Trajectories
Lifelong learning
Higher education
Qualification
Effects
Issue Date: 2012
Citation: SOUSA, Cláudia Marisa de Oliveira e - Universidade e aprendizagem ao longo da vida: efeitos da licenciatura em indivíduos com prévia experiência profissional [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5477>.
Abstract: A presente investigação procurou contribuir para o avanço do conhecimento sobre uma temática pouco estudada até ao momento, a saber, os efeitos do diploma de Licenciatura na vida dos indivíduos que ingressaram no Ensino Superior, com mais de 23 anos, já tendo prévia experiência profissional. A partir da articulação de referências teóricas no âmbito da sociedade do conhecimento, aprendizagem ao longo da vida, novos públicos no Ensino Superiore mercado laboral, este estudo pretendeu conhecer a trajetória destes indivíduos após a conclusão da Licenciatura. A análise incidiu na identificação de efeitos pessoais e profissionais eda relação entre os mesmos, e ainda no conhecimento das principais perceções associadas àsmudanças ocorridas e da relação entre formação académica e desempenho profissional. Salienta-se que, neste trabalho, a abordagem das repercussões da qualificação académica foi entendida como sendo indissociável do percurso de vida que estes indivíduos vivenciaram até à decisão de ingressaremna Universidade. A metodologia utilizada baseou-se numa estratégia de investigação qualitativa, no âmbito da qual se procurou recolher informação, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade, que permitissem extrair e intersetar não só factos e acontecimentos, mas também esferas simbólicas que evidenciassem realidades múltiplas sobre o fenómenosocial em estudo. Os entrevistados foram selecionados a partir do método de bola de neve. Participaram no estudo 21 indivíduos cujos relatos foram analisados por referência aos principais eixos temáticos abordados durante as entrevistas e com enfoque nos objetivos subjacentes à investigação. A análise global dos resultados obtidos permitiu concluir que a qualificação académica proporciona a ocorrência de transformações positivas em diferentes domínios da vida dos entrevistados, inclusive em dimensões socialmente pouco visíveis. Verificaram-se também alterações importantes na situação profissional de alguns entrevistados.
This research aim to improve the knowledge about a thematic little studied so far, particularly the effects of the degree in the lives of individuals who joined in higher education, with more than 23 years old, already with prior professional experience. Articulating theoretical references about knowledge society, lifelong learning, new audiencesin higher education and the labour market, this study aimed to know the trajectory of such individuals after concluding Bachelor degree. The analysis focused on the identification of personal and professional effects, and the relationship between them; and also on the knowledge of the main perceptions associated to the changes and the relationship between academic and professional performance. It is noteworthy that, in this work, the approach of the impacts of the academic qualification was considered as inseparable from the life that these individuals have experienced, until deciding to join the University. The followed methodology was based on a qualitative research strategy, under which it aimed essentially to collect information through semi-structured in depth interviews, that allowed to extract and to detect, not only facts and events, but also symbolic spheres that show multiple realities about the social phenomenon under study. Interviewees were selected under the method snowball. 21 individuals participated in the study, whose reports were revised according to the main themes discussed during the interviews, focusing on the objectives underlying the research. The overall analysis of the results allowed concluding that the academic qualification provided positive transformations in different areas of these individuals’ life, including social dimensions, barely visible. There were also verified significant changes in the employment status of some of the interviewees.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5477
Designation: Mestrado em Educação e Sociedade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Cláudia Sousa_Dissertação de Mestrado_outubro2012.pdf789.62 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.