Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5444
Autoria: Machado, Fernando Luís
Matias, Ana Raquel
Leal, Sofia
Data: 2005
Título próprio: Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos
Volume: Vol. XL
Número: 176
Paginação: 695-714
ISSN: 0003-2573
Palavras-chave: Multiculturalismo
Imigrantes africanos
Rendimento escolar
Aproveitamento escolar
Desigualdades sociais
Ensino
Resumo: Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Machado, Fernando Luís, Ana Raquel Matias e Sofia Leal (2005), Vol. XL, Nº 176, pp. 695-714.pdf95,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.