Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/5444| Autoria: | Machado, Fernando Luís Matias, Ana Raquel Leal, Sofia |
| Data: | 2005 |
| Título próprio: | Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos |
| Volume: | Vol. XL |
| Número: | 176 |
| Paginação: | 695-714 |
| ISSN: | 0003-2573 |
| Palavras-chave: | Multiculturalismo Imigrantes africanos Rendimento escolar Aproveitamento escolar Desigualdades sociais Ensino |
| Resumo: | Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural. |
| Arbitragem científica: | Sim |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Machado, Fernando Luís, Ana Raquel Matias e Sofia Leal (2005), Vol. XL, Nº 176, pp. 695-714.pdf | 95,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












