Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5421
acessibilidade
Title: Gestão de stocks: aplicação prática a uma empresa de consumíveis de escritório
Authors: Afonso, André Luís Oliveira
Orientador: Ramos, Tânia Rodrigues Pereira
Keywords: Gestão da cadeia de abastecimento
Gestão de stocks
Nível de serviço
Optimização
Supply chain management
Inventory management
Service level
Optimization
Issue Date: 2012
Citation: AFONSO, André Luís Oliveira - Gestão de stocks: aplicação prática a uma empresa de consumíveis de escritório [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5421>.
Abstract: O projecto que se passa a apresentar consiste na procura da optimização do processo logístico de uma empresa de consumíveis de escritório, a JackPaper, através da implementação de uma nova política de gestão de stocks, com o intuito de garantir um bom nível de serviço ao cliente, ao mesmo tempo que se estreita a relação com os fornecedores. Actualmente, a empresa tem implementado um processo logístico baseado numa abordagem pull, ou seja, não existe a constituição de stocks, sendo que a recepção de uma encomenda do cliente despoleta uma encomenda para o fornecedor, com posterior deslocação até ao mesmo para recolha do material encomendado e entrega ao cliente num espaço temporal de 2 dias. Tendo em conta os novos objectivos estratégicos da empresa, foram seleccionados pontos de melhoria para o actual processo logístico que passam por criar uma política de gestão de stocks para alguns artigos que privilegie a manutenção do nível de serviço ao cliente da JackPaper, reduzindo os custos e a dependência do nível de serviço dos fornecedores. Foram analisados e estudados diversos cenários para a implementação de uma política de gestão de Stocks na empresa. Conclui-se que a adopção de uma política de gestão de Stocks baseada no modelo de revisão contínua para os artigos classificados como A e B (através da aplicação da análise ABC) permite reduzir custos, mantendo o nível de serviço ao cliente. Foi desenvolvida uma ferramenta de apoio a decisão que permite à JackPaper aplicar o modelo proposto de forma autónoma, contribuindo assim para aumentar a eficiência e eficácia nesta empresa.
The present work aims at optimizing the logistics process of a business office supplies, JackPaper, by implementing a new policy of inventory management, in order to ensure a high service level to the customer at the same time that narrows the relationship with the suppliers. Currently, the company has implemented a logistics process based on a pull approach, i.e., there are no stocks, and the customer's order triggers an order to the supplier. Afterwards, JackPaper travels to the supplier to collect the material ordered and delivers to the customer within a lead time of 2 days. Given the company's new strategic goals, improvement measures were selected for the current logistics process that are to create an inventory management policy for some items while customer service level is maintained , and costs and the dependence on the service level of suppliers are reduced. Some scenarios for the implementation of an inventory policy were analyzed and studied. It is concluded that the adoption of an inventory policy based on a continuous review model for items classified as A and B (through the application of ABC analysis) will reduce costs while maintaining the customer service level. We developed a decision support tool that allows JackPaper to apply the model independently, thereby increasing the efficiency and effectiveness in this company.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5421
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.