Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5185
Autoria: Nóvoas, David Samuel Assis
Orientação: Machado, Fernando Luís
Loura, Luísa Canto e Castro
Data: 2012
Título próprio: Trajetos escolares no ensino secundário: efeitos das origens sociais e expectativas dos estudantes
Referência bibliográfica: Nóvoas, D. S. A. (2012). Trajetos escolares no ensino secundário: efeitos das origens sociais e expectativas dos estudantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5185
Palavras-chave: Trajeto escolar
Desempenho escolar
Escolhas escolares
Expectativas
School paths
School performance
School choices
Expectations
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo os trajetos sociais e escolares de uma amostra de 6836 jovens de 568 escolas que foram inquiridos pelo Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) ao longo de cinco anos, através da aplicação de três inquéritos por questionários distintos, em momentos considerados chave no seu trajeto escolar e profissional. Pretende-se compreender de que modo as origens sociais influenciam os trajetos vividos e projetados dos jovens inquiridos, bem como as suas expectativas, respondendo a algumas questões consideradas fundamentais: que elementos contribuem mais para a definição dos trajetos escolares e profissionais, e se as representações e expectativas face ao mesmo variam ao longo do tempo. Ao longo do presente trabalho os trajetos serão reconstituídos e analisados, desde o período de entrada no sistema educativo, até ao pós-secundário, sendo abrangidos os casos de inserção profissional, e/ou no ensino superior.
This work’s main objective is to study school paths from a sample of 6836 youths from 568 schools, which participated in the first cohort of the Observatory of the Paths of Secondary Education Students (OTES) thought five years, through the application of three separate questionnaires, which were responded in key moments of their educational and professional paths. The purpose is to understand in which way social origins, as well as expectations influence the experienced and projected paths of young respondents, intending thereby to answer some fundamental questions considered: what elements that contribute more to the definition of school and professional journeys, and do the representations and expectations about school paths vary over time. The trajectories will be reconstructed systematically, and the covered period will be the entry into the education system, with admission into pre-school to post-secondary events, like the admission into higher education, or joining the workforce.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia e Planeamento
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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