Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5158
acessibilidade
Title: Redes sociais online e consumos culturais : facebook, um estudo de caso
Authors: Vicente, Cristiana de Brito
Orientador: Cardoso, Gustavo
Vieira, Jorge
Keywords: Redes sociais
Internet
Facebook
Públicos da cultura
Práticas culturais
Mediação
Social networking
Internet
Public culture
Cultural practices
Mediation
Issue Date: 2012
Citation: VICENTE, Cristiana de Brito - Redes sociais online e consumos culturais : facebook, um estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5158>.
Abstract: Este estudo tem como principal objectivo tratar o Facebook como agenda cultural do ponto de vista do consumidor. Ou seja, pretende-se fazer uma análise do tipo de eventos culturais que circulam nesta rede social online e perceber se as pessoas chegam mesmo a ir ao evento. No fundo, saber se consomem in loco essa cultura e quais os perfis sociais destes. A estratégia metodológica passou pela aplicação de um conjunto de questionários online a utilizadores do Facebook, bem como entrevistas exploratórias e observação online. Como resultado desta investigação, verificámos que o Facebook funciona como um plataforma de divulgação cultural, consolidada por alguns utilizadores através da recepção, adesão e participação nos eventos.
This study had the main objective to approach Facebook as cultural agenda from a consumer perspective. Namely it intended to analyze the type of cultural events that circulate in this social network online and if people really go to these events. Basically, whether if they consume in loco this type of culture and what are their social profiles. The methodology strategy was characterized by a set of online questionnaires to Facebook users, exploratory interviews and online observations. As a result of this investigation, we found that Facebook serves as a platform for cultural dissemination, consolidated by some users over the reception, membership and participation in events.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5158
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação - Redes Sociais e Consumos Culturais.pdf744.58 kBAdobe PDFView/Open
Anexos Complementares.pdf717.49 kBAdobe PDFView/Open
Questionário - Pré-teste.pdf677.43 kBAdobe PDFView/Open
Questionário Aplicado.pdf96.81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.