Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5098
acessibilidade
Title: Do CD ao MP3 : a sociedade da informação, os novos media e a indústria musical
Authors: Oliveira, Maria Manuela Martins de
Orientador: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Keywords: Internet
Novos media
Sociedade em rede
Indústrias musicais
Oferta cultural
Distribuição
Consumo
Mp3
Digital
CD
Pirataria
Direitos de autor
New media
Network society
Musical industries
Cultural offer
Distribution
Consumption
Piracy
Copyright
Issue Date: 2012
Citation: OLIVEIRA, Maria Manuela Martins de - Do CD ao MP3 : a sociedade da informação, os novos media e a indústria musical [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5098>.
Abstract: A indústria musical é uma das indústrias que têm tido mais dificuldade em manter o seu volume de negócios e fazer crescer os seus lucros ao longo do processo de transição para o digital. O advento das tecnologias digitais veio interromper radicalmente a natureza dos modelos de negócio tradicionais, o que afecta particularmente a indústria musical. O surgimento da Internet e das novas tecnologias de comunicação tem tido um forte impacto nos consumidores de música e na forma como esta é consumida, impondo uma quebra inevitável na cadeia de valor, mas a indústria ainda não possui o capital cultural para fazer uma transição bem sucedida para um novo modelo de negócios na era da sociedade de informação. Estas mudanças no cenário dos media vêm impor novas oportunidades e ameaças para a indústria e também para a própria cultura musical em si. A presente dissertação procurará analisar as transformações tecnológicas e o modo como estas afectam o sector, tentando percepcionar os comportamentos e hábitos de consumo da população portuguesa e de que modo estes poderão forçar o sector a renovar-se e procurar novos canais de distribuição de forma a manter-se a par da evolução, num momento em que a balança do poder parece começar a pesar mais do lado do consumidor.
The music industry is one of the industries that have had more difficulty maintaining its turnover and growing its profits through the process of digital switchover. The rise of digital technologies came to disrupt radically the traditional business models, which strongly affects the music industry. The advent of the Internet and the new communication technologies had ii a strong impact on music consumption and on its consumers, imposing an inevitable breakdown in the value chain, but the industry still doesn't have the cultural capital required to make an effective transition for a successful new business model in the era of the information society. These changes in the media landscape have imposed new opportunities and threats for the industry and also for the musical culture itself. This essay will seek to examine the technological changes and how they affect the sector, trying to perceive the behaviours and consumption habits of the Portuguese population and how these may force the industry to renew itself and seek new distribution channels to maintain abreast of developments, at a time when the balance of power seems to start to weigh more on the consumer side.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5098
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação MCCTI - Maria Manuela Oliveira - Do CD ao MP3.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.