Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5091
Autoria: Torres, Helena Isabel Teixeira
Orientação: Pereira, Hélia Gonçalves
Data: 2012
Título próprio: A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
Referência bibliográfica: TORRES, Helena Isabel Teixeira - A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5091>.
Palavras-chave: Facebook
Políticas de comunicação
Viagens e turismo
Agência de viagens
Communication policies
Travel and tourism
Travel agencies
Resumo: Mais de 50% dos utilizadores de redes sociais na Europa estão ligados a marcas, estando este canal a impactar o processo de decisão dos viajantes. 70% dos viajantes são membros activos numa rede social, sendo que dois terços são Facebookers; 33 dos 50 lugares com mais Facebook checkins são aeroportos, e as indústrias das companhias aéreas e telecomunicações são as que geram maiores taxas de resposta. Consciente desta realidade, a Amadeus, empresa líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens e turismo, decidiu criar em Julho de 2011 uma página local para o Facebook. Em virtude de os dados recolhidos, dados secundários, terem sido extraídos de um universo muito maior do que o público alvo da Amadeus, foi levado a cabo um inquérito aos profissionais da indústria de viagens e turismo em Portugal no que respeita ao Facebook, tendo sido obtidas 244 respostas. O questionário indica, entre outros dados, que 93,2% dos agentes de viagens são fãs de empresas/marcas, que apenas 9,7% dos agentes de viagens em Portugal não utilizam o Facebook para fins profissionais, dispendendo em média 40,2% do tempo no site com esta finalidade. Este projecto visa dotar a empresa de um conjunto de boas práticas nesta rede social, tendo sido propostas políticas de implementação, comunicação, promoção, engagement, comerciais, de ligação a outras redes sociais e políticas de gestão do risco.
Over 50% of the social networks’ users in Europe are linked to brands and this channel is impacting the travelers’ decision process. 70% of travelers are active members in a social network, two thirds of which are Facebookers. 33 of the 50 places with most Facebook checkins are airports and airline and telecommunications industries are those that generate higher response rates. Aware of this reality, Amadeus, the leading global provider of technology solutions for the travel and tourism industry, decided in July 2011 to create a local page on Facebook. Since the secondary data collected has been extracted from a much larger universe than Amadeus’ target, a survey was taken out regarding industry professionals from travel and tourism in Portugal and Facebook, resulting in 244 responses. The survey indicates, among other things, that 93,2% of the travel agents are fans of companies / brands, that only 9,7% of the travel agents in Portugal do not use Facebook for professional purposes, spending an average 40,2 of their time on Faceook with this purpose. This project aims to provide the company with a set of best practices in social networks. Therefore, some policies have been proposed: implementation, communication, promotion, engagement, commercial, link to other social networks and risk management policies.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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