Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/5087
Author(s): | Sebastião, João Paulo Caetano |
Advisor: | Marques, Susana Henriques Teixeira, Nuno Reis |
Date: | 2012 |
Title: | Estação de rádio infantil: “Alegria Rádio” |
Reference: | SEBASTIÃO, João Paulo Caetano - Estação de rádio infantil: “Alegria Rádio” [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5087>. |
Keywords: | Rádio Crianças Media Alegria Media Radio Children |
Abstract: | A rádio constitui-se como um meio de comunicação privilegiado na relação que estabelece com o público, assumindo um lugar cativo e determinante na sociedade em geral e no campo dos media, em particular. A rádio consiste num conceito simples de comunicação que se tem adaptado de forma resiliente ao passar do tempo, evoluindo e adaptando-se à mudança, ao desenvolvimento tecnológico, e aos seus usos sociais. As suas características dão-lhe um conjunto de vantagens competitivas no actual contexto informacional denso e intensivo em interacções – a rádio é actualmente multi-plataforma, ubíqua, simples, e compatível com multitasking.
Analisando o mercado nacional e o perfil de consumo deste media, constata-se a inexistência de uma oferta direccionada para um consumidor que dia após dia vai ganhando uma importância relevante do ponto de vista social e económico - a criança. Neste contexto, a criação de uma estação de rádio hiper-segmentada, especializada e direccionada para crianças e para quem com elas interage, afigura-se simultaneamente como uma oportunidade e um desafio. O projecto apresenta assim, um conceito inovador, ainda não explorado em Portugal, associado ao universo infantil, único, com características que o diferenciam das restantes rádios de nicho.
Desta análise, surgiu a ideia de criação de uma estação de rádio temática – Alegria Rádio, que traduz o sentimento de quem é criança e de quem com elas interage e que posiciona-se como a única estação de rádio com uma emissão 24 horas exclusivas para crianças, pais e avós. Procura-se assim, através de uma diferenciação por conceito inovador, proporcionar uma experiência de entretenimento única, focalizada nos interesses, gostos e necessidades das crianças e das pessoas que directamente com elas interagem na área metropolitana de Lisboa, local onde atendendo à análise demográfica efetuada se considera com maior potencial para o desenvolvimento deste negócio.
Assim, seguidamente apresenta-se o projecto de plano de negócio que, aproveitando as potencialidades do mercado, permitirá desenvolver de forma inovadora e diferenciadora, um novo conceito de rádio. As projecções financeiras efectuadas para a implementação deste projecto, indiciam que é economicamente viável, pelo que face à sustentabilidade dos resultados apresentados, considera-se que estão reunidas as condições para a sua execução. Radio was established as a privileged means of communication in the relationship established with the public, taking a decisive and permanent place in society and in the field of media, in particular. Radio is a simple concept of communication that has been adapted resiliently to the changing times, evolving and adapting to change - both technological development and of its social uses. Its features give you a set of competitive advantages in the current context informational dense and intensive interactions – today radio is multi-platform, ubiquitous, simple, and compatible with multitasking. At the consumer level and analyzing the market, there is the absence of an offer to a targeted consumer that day after day is gaining a great importance in economic processes - the child. In this context, the creation of a radio station hyper-segmented, specialized and targeted for children and for those who interact with them, it appears as both an opportunity and a challenge. The project has thus an innovative concept, not yet exploited in Portugal associated with the infant universe, unique characteristics that differentiate it from others niche radios. Thus, the idea of creating a radio thematic station - Alegria Radio, which reflects the feeling of being a child and who interacts with them and that stands as the only radio station with an issue unique to children 24 hours, parents and grandparents. Search, therefore, through an innovative concept differentiation by providing a unique entertainment experience, focused on the interests, tastes and needs of children and the people who directly interact with them in the metropolitan area of Lisbon, where given the demographic analysis performed is considered with the greatest potential for this business development. So then presents the draft business plan that, taking advantage of market potential, will provide an innovative and distinctive, new concept of radio.The financial projections made for the implementation of this project indicate that it is economically feasible, so given the sustainability of the results presented, is considered it´s implementation. |
Degree: | Mestrado em Marketing |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALEGRIA_RÁDIO_JOÃO_SEBASTIÃO_ISCTE-IUL_2012_MESTRADO_MARKETI.pdf | 5,68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.