Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5086
acessibilidade
Title: Plano estratégico para o desenvolvimento do turismo desportivo no Concelho de Sines, como forma de combater a sazonalidade
Authors: Barambão, José Manuel Paulino
Orientador: Pereira, Hélia Gonçalves
Keywords: Turismo
Desporto
Turismo desportivo
Sazonalidade
Tourism
Sport
Sports tourism
Seazanolity
Issue Date: 2012
Citation: BARAMBÃO, José Manuel Paulino - Plano estratégico para o desenvolvimento do turismo desportivo no Concelho de Sines, como forma de combater a sazonalidade [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5086>.
Abstract: O Plano Estratégico para o Turismo Desportivo é um documento técnico com a finalidade de diminuir a sazonalidade no Concelho de Sines, sustentado na Câmara Municipal, e em diversas entidades que irão participar ativamente na implementação e na concretização dos objetivos propostos até 2017. A CM Sines é o principal agente desportivo do Concelho na promoção da atividade desportiva, sendo também o proprietário e gestor das infraestruturas desportivas existentes. Durante o período de execução do plano, é necessário requalificar e construir novos espaços desportivos e formar os técnicos e funcionários que irão executar o plano. É fundamental que exista uma forte interligação entre os serviços da CM Sines envolvidos no projeto, os Clubes e Associações intervenientes. O Concelho de Sines dispõe de um vasto território com características e aptidões quase únicas para a prática de diferentes atividades, para a realização de eventos de qualidade, base para um turismo desportivo que é fundamental para diminuir a sazonalidade. Esta diminuição é extremamente importante, pelo impacto económico que irá produzir com a criação de mais emprego no Concelho. A construção da Cidade Desportiva será uma importante alavanca para reduzir a sazonalidade de uma forma significativa, devido às condições que irá oferecer a atletas e equipas de alta competição para treinos e estágio durante todo o ano. A sustentação financeira é fundamental para concretizar o plano. A CM Sines terá que se socorrer das grandes empresas do Concelho, estabelecendo protocolos para a realização de eventos e para a construção de instalações desportivas.
The Strategic Plan for the Sports Tourism is a technical document which aims to reduce the seasonality in the city council of Sines, sustained by the Town Council and by several entities that will participate actively in the implementation and fulfilment of objectives previously set out until 2017. The Town Council of Sines is the main sports agent in the all city council which promotes sports activity, also being the owner and administrator of the existing sports infrastructures. Throughout the plan execution, it is necessary to revitalize and build new sports facilities as well as to qualify technicians and workers that will execute the plan. A strong connection between the Town Council services involved in the project and the participant Clubs and Associations is also essential. The council of Sines has a huge territory with characteristics and aptitudes almost unique for the practice of different activities and to carry out events of quality, which is the basis for sports tourism and essential to reduce seasonality. The construction of the Sports City will be an important leverage to reduce seasonality in a significant way, due to the conditions that will be offered to athletes as well as to high competition teams for coaching and traineeship throughout all year. The financial sustainability is essential to fulfil the plan. The Town Council of Sines will have to get support from the big companies in the council by establishing protocols for the realization of events and for the construction of sports facilities.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5086
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Projeto tese iscte final.pdf698.76 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.