Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5060
acessibilidade
Title: Estórias da história: mudanças sociais e estéticas no mundo da arte português desde a revolução de 1974
Authors: Gomes, Elisa Maria Alves
Orientador: Ferreira, Vítor Sérgio Coelho
Costa, António Manuel Hipólito Firmino da
Keywords: Geração artística
Memória
Consagração
História oral
Artistic generation
Memory
Consecration
Oral history
Issue Date: 2012
Citation: GOMES, Elisa Maria Alves - Estórias da história: mudanças sociais e estéticas no mundo da arte português desde a revolução de 1974 [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5060>.
Abstract: O objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem um carácter intertextual.
The main goal of this paper is to understand in an exploratory manner how the social and aesthetic changes in the Portuguese arts system have affected the conditions of the exercise of critic, sales and creation. I seek to understand, in particular, how the democratic revolution of 1974 has influenced the work, the lives and the careers of two gallerists, two art critics and two artists. I begin with the hypothesis that these changes were facilitated by transference of power from an older artistic generation to a more recent one, being that each has different ethical and aesthetical values. The method used is embedded in the tradition of Oral History. The interviewees know each other, which is why their discourses have an intertextual character.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5060
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
CAPA.pdf145.83 kBAdobe PDFView/Open
Agradecimentos e abstract.pdf88.4 kBAdobe PDFView/Open
ÍNDICE.pdf138.23 kBAdobe PDFView/Open
Tese vf.pdf432.96 kBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.pdf201.99 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.