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http://hdl.handle.net/10071/4986
Author(s): | Silva, Ricardo Oliveira |
Advisor: | Lourenço, Inês |
Date: | 2012 |
Title: | O cinema e a televisão sob o signo da identidade: bollywood e as fronteiras da modernidade indiana, na cidade de Lisboa |
Reference: | Silva, R. O. (2012). O cinema e a televisão sob o signo da identidade: bollywood e as fronteiras da modernidade indiana, na cidade de Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4986 |
Keywords: | Cinema Televisão Bollywood Política cultural Diáspora Film Television Bollywood Cultural politics |
Abstract: | Jigna Desai declara o cinema como a mais importante e popular forma e produto
cultural, num contexto de economia cultural e política transnacional, do sudoeste
asiático (Desai, 2004:35). Neste trabalho, traçam-se algumas das linhas de formação
histórica do cinema indiano, de língua hindi; e de como, através de novas plataformas
tecnológicas, os filmes da industria de Mumbai criam audiências, num contexto
marcado pela diáspora indiana. Em segundo lugar, dar-se-á a conhecer de que modo o
conhecimento antropológico contemporâneo perspectiva estas dinâmicas culturais, e
como estas se relacionam com a consolidação da modernidade indiana,
nomeadamente como o cinema e a televisão ocupam um espaço de mediação na
construção de noções de identidade cultural. Filmes como Taare Zameen Par ou Dirty
Picture são êxitos consagrados pela indústria do cinema popular de língua hindi.
Como chegam essas narrativas a um bairro de Lisboa e que leituras permitem sobre as
realidades indianas? Qual a expressão de uma loja de produtos asiáticos, que vende
também DVD de filmes bollywood, em Lisboa? Quais os destaques de um blogue de
cinema bollywood, escrito e mantido por um grupo de amigos que utiliza a língua
portuguesa como forma alargar um público? Jigna Desai declares that film is the most important popular and significant cultural form and commodity in the transnational South Asian cultural and political economy (Desai, 2004:35). In this work and along the historical lines of the Indian cinema of Hindi expression, I discuss how technological media platforms allows the formation of a Lisbon based spectatorship of Hindi films, among communities of the Indian diaspora. Secondly, I debate the theoretical perspectives in anthropology and other social sciences on the way film and television create a space of mediation between the formation of Indian modernity and notions of cultural and national belonging. Movies like Taare Zameen Par or Dirty Picture are major achievements of the Bollywood industry. How does local Lisbon Indian communities access those movies and which cultural ideas are expressed? What is the role of a local Asian products store that sells Bollywood DVDs? Which southern-asian movies are focused on a blog written by a group of friends? |
Degree: | Mestrado em Antropologia |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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