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http://hdl.handle.net/10071/4925
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Title: Tudo diferente ou tudo igual? Desenvolvimento de uma escala de procura de variedade
Authors: Rodrigues, Raquel
Orientador: Prada, Marília
Pereira, Annelyse
Keywords: Procura de variedade
Optimum stimulation level
Psicologia do consumo
Construção de uma escala
Variety seeking
Optimum stimulation level
Consumer psychology
Scale construction
Issue Date: 2011
Citation: RODRIGUES, Raquel - Tudo diferente ou tudo igual? Desenvolvimento de uma escala de procura de variedade [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4925>.
Abstract: A procura de variedade consiste na tendência de procurar variação na estimulação através de um comportamento variado que se reflecte no consumo de produtos e ou realização de actividades que sejam novidade. Com o intuito de aceder a esta tendência, vários instrumentos têm sido utilizados. Porém, na sua generalidade apenas medem este construto por aproximação, dado que a maioria dos instrumentos não foi criada com este propósito. Das várias escalas sleccionadas na literatura da área, existe apenas uma que é específica para este construto (Varseek, Van Trijp & Steenkamp, 1992), sendo no entanto restrita ao contexto muito específico do consumo de produtos alimentares. Deste modo, torna-se essencial desenvolver um instrumento robusto que responda à necessidade de aceder ao construto da procura de variedade que possa ser utilizado em vários contextos, sendo este o objectivo principal deste trabalho. Procedeu-se à recolha e tradução para língua portuguesa dos itens das medidas consideradas relevantes e devido ao seu elevado número, solicitou-se a participantes cegos ao objectivo do estudo, que os classificassem em três categorias: Variedade, Estabilidade e Não relacionada, de modo a seleccionar apenas aqueles que estivessem associados a variedade. Seguidamente foi criada uma medida que foi administrada num questionário online a uma amostra de 650 estudantes do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Posteriormente, foram realizadas análises factoriais exploratórias de modo a perceber como os itens se relacionam entre si e se existe coincidência entre os factores e as escalas utilizadas. Foram analisadas a versão completa e a versão reduzida da escala cujos resultados demonstraram a existência de dois factores: um referente à alimentação e outro referente a situações de consumo do dia-a-dia. Os sujeitos, em algumas situações, consideraram que os dois factores tratam de situações diferentes e por isso é possível a utilização desta escala para medir as características da procura de variedade com uma medida geral.
Variety seeking entails the tendency to seek for variation in the levels of stimulation through varied behavior that can be achieved by the consumption of new products or by seeking new activities. Many scales have been used with the purpose of measuring variety seeking, however most of them was not created for this purpose, and so this construct is not directly accessed. There were gathered five different scales but only one of them (Varseek, Van Trijp & Steenkamp, 1992) was constructed to measure variety seeking regarding the specific context of the consumption of food products. So it becomes necessary to develop a strong measure that fills the gap of direct measures of variety seeking that can be used in several contexts (as opposed to Varseek). This is the main focus of this work. We grouped all the items from the relevant scales and due to the fact that there were too many, we requested to subjects that were unaware of the purpose of this study to classify those items with one of the following category: Variety, Stability or None related. This selection permitted the construction of a scale that was later scored by a sample of 650 ISCTE – Lisbon University Institute students. Afterwards, the data was subjected to an exploratory factor analysis in order to understand the way the items interact and if the scales and the factors overlap. Our results were analyzed in the complete and in the short form of our scale. They both had same two factors: one regarding food and the other regarding everyday consumption situations. In some cases, subjects considered that both factors were different and so we consider that our general scale can be used to measure specific variety seeking individual characteristics.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4925
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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