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http://hdl.handle.net/10071/4876
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Title: Segmentação dos pontos de venda: aplicação da segmentação à rede de lojas dos CTT - Correios de Portugal
Authors: Martins, Marta Isabel
Orientador: Marques, Susana Henriques
Cardoso, Margarida
Keywords: Marketing da distribuição
Performance de uma loja
Segmentação
Gestão do sortido
Análise fatorial
Análise de agrupamento
Distribution marketing
Store performance
Segmentation
Assortment planning
Factorial analysis
Cluster analysis
Issue Date: 2011
Citation: MARTINS, Marta Isabel - Segmentação dos pontos de venda: aplicação da segmentação à rede de lojas dos CTT - Correios de Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4876>.
Abstract: A dissertação que se apresenta enquadra-se na problemática da gestão do sortido com base na identificação dos factores que determinam a segmentação dos pontos de venda, com enfoque nos produtos de retalho do sector postal. Para se proceder à segmentação teve-se por base informação referente à quantidade vendida de cada categoria de produto, sendo esta variável um indicador importante para se analisar as vendas de um produto, como tal, foi-lhe dada relevância ao longo de toda a investigação. Por outro lado, procura-se avaliar a importância da variável quantidade e de outros factores para diferentes categorias de produtos e segmentos de Lojas/Estações. Este estudo serve-se de um exemplo representativo de lojas que operam no sector postal português, pertencente a um dos principais operadores. Relativamente à metodologia adoptada nesta investigação, recorreu-se com base na informação disponibilizada pela empresa, à análise factorial, com o objectivo de representar ou descrever um número de variáveis iniciais a partir de um menor número de variáveis tendo em conta o elevado número de variáveis iniciais. De seguida aplica- -se a análise de agrupamento de forma a proceder à segmentação das Lojas/Estações, ou seja, efectuar a selecção dos segmentos de Lojas/Estações. Como resultado da análise factorial, foram extraídos 26 factores explicando 84% da variabilidade das 59 variáveis originais – quantidades vendidas de categorias de produtos. A partir das variáveis mais correlacionadas com estes factores efectua-se uma análise de agrupamento obtendo-se 6 grupos diferenciados de estações. Concluiu-se que as quantidades vendidas relativas às categorias de telecomunicações, temas temáticos (Religiosos, Futebol, Festivos, entre outros), Cheques ofertas e Livros de Desenvolvimento Pessoal são os factores mais determinantes para a segmentação. Esta análise adoptada, para se obter a segmentação, foi útil porque permitiu identificar grupos homogéneos de Lojas/Estações, facultando ao gestor informação útil para a definição de políticas direccionadas a estes grupos.
The present dissertation is set around assortment planning of the various products based in the identification of the sale points, with particular emphasis in the retail products of the postal sector. In order to proceed with segmentation, the information relating to the quantities sold was taken as a basis for each category of products, being this variable an important indicator for the analysis of sales of a product, and as such, it was given relevance throughout the investigation. On the other hand, it was sought to evaluate the importance of the variable quantity and of other factors for various categories of products and shop/post offices segments. This study was based on an example representative of shops, which operate in the Portuguese postal sector, belonging to one of the main operators. As regards the method adopted in this investigation, factor analysis was done on the basis of the information given by the company, with the objective to represent or describe a limited number of initial variables taken from a smaller number of variables taking into account the high number of initial variables, then we proceeded to do a cluster analysis, in order to segment the shops/post offices, that being, to select the shop/post office segments. As a result of factorial analysis, that being: from the 26 factors explaining 84% of variability of the original 59 variables – quantity sold for product categories. From the variables most correlated with these factors is carried out a cluster analysis resulting in 6 distinct groups of post offices. We may conclude that the quantities sold on the categories relating to telecommunications, which are theme related (religious, football, special occasions, others) prize checks and Personal Development Books are the most determinant factors for segmentation. This analysis, adopted to achieve segmentation was useful as it allowed the identification of homogeneous groups of shops/post offices, giving the managers useful information for the definition of policies directed at these groups.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4876
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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