Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4822
acessibilidade
Title: Juventude e Educação Não-Formal: Uma Análise das Práticas Educativas do/ no Hip-Hop Soteropolitano
Authors: dos Santos, Célio José
Keywords: Hip-hop
Educação não-formal
Juventude
Issue Date: Jun-2012
Publisher: DINÂMIA'CET-IUL
Abstract: O artigo que se segue tem como objetivo estudar as práticas educativas dentro da cultura hip-hop, ou seja, compreender como o hip-hop tem possibilitado a conscientização identitária e a tomada de decisões individuais e coletivas dos jovens que fazem parte do movimento hip-hop na cidade de Salvador, além de identificar as metodologias adotadas para o processo de ensino aprendizagem e analisar quais são os objetivos da educação não-formal praticada pelo grupo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como método a pesquisa do tipo etnográfico como propõe André (2002), a qual é caracterizada pelo uso das técnicas que comumente são associadas à etnografia, como a observação participante, a entrevista intensiva e a análise de documentos. Para o autor, a pesquisa do tipo etnográfico se diferencia da etnográfica, pelo fato de alguns requisitos técnicos metodológicos não serem seguidos ao pé da letra. A coleta de dados foi feita através observação e de entrevistas realizadas com os jovens que fazem parte do movimento hip-hop soteropolitano. A parti daí podemos afirmar que todo o processo de constituição do hip-hop soteropolitano, seja nos shows musicais, nas reuniões dos grupos, nas oficinas ou palestras, ou em qualquer atividade política do movimento, está alicerçado a partir das práticas da educação não-formal, uma vez que o hip-hop se mostra como um grande elemento transformador de uma juventude negra, pobre e periférica que tem nessa possibilidade de ativismo sócio-político e cultural o lazer e a política reunidos.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/4822
ISSN: 2182-3030
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-RN - Artigo em revista científica nacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
5.CS_Juventude e Educacao nao-formal.pdf113.74 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.