Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4759
Author(s): Lourenço, Pedro Miguel Costa
Advisor: Inácio, Pedro Leite
Date: 2012
Title: Criação de valor em centros de investimento: Um caso prático
Reference: Lourenço, P. M. C. (2012). Criação de valor em centros de investimento: Um caso prático [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4759
Keywords: Criação de valor -- Value creation
Modelos de avaliação
EVA®
MVA®
Valuation models
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
Abstract: Numa economia de mercado em permanente mudança muitas empresas vão criar valor, outras, sem dúvida, irão destruí-lo. Para a gestão da empresa, a criação de valor é fundamental para a sobrevivência da própria organização. Gestores que não conseguem ou não querem ver a importância da criação de valor, fazem-no pondo em riscos a sobrevivência das empresas e das suas próprias carreiras. As medidas tradicionais de avaliação de desempenho económico estão, na sua maioria, assentes em dados contabilísticos, a utilização destas medidas por si só não permite apurar se está ou não a ser criado valor. Para colmatar a necessidade de adoção de uma métrica de avaliação de desempenho económico alinhada com a criação de valor, apresentámos como alternativa a metodologia EVA ® . Consistente com a teoria económica de criação de valor a metodologia EVA ® / MVA ® permite analisar em detalhe o resultado económico e demonstrar a criação de valor. De acordo com esta metodologia uma empresa apenas cria valor quando a receita obtida for suficiente para cobrir os gastos normais de produção, as despesas operacionais de gestão da empresa, e os gastos com o capital investido, esta distinção representa a diferença entre resultado contabilístico e resultado económico. Através de uma aplicação prática, este trabalho pretende apresentar uma nova forma de análise de criação de valor consistente com a metodologia EVA ® . Aplicando esta metodologia ao caso em estudo, verificaremos se a gestão atual da empresa está ou não a criar valor para o acionista.
In a constantly changing market economy many companies create value, while others undoubtedly destroy it. For company management, value creation is critical to the survival of the organization. Managers that fail or refuse to see the relevance of value creation will endanger the company economic survival and their own careers. The majority of traditional measures of economic performance assessment are based on accounting data, the use of these measures by itself does not assess whether shareholder value is being created. To address the need to adopt a metric for evaluating economic performance aligned with value creation, we present as an alternative methodology the EVA ® . Consistent with economic theory of value creation EVA ® and MVA ® methodology allows us to analyze the economic result and demonstrate value creation. According to this method a company is not truly profitably unless its revenues cover the normal costs of production, the operating expenses, and provide a normal return to the invested capital owner’s. That is the key distinction between accounting profit and economic profit. Through a practical application, this study intends to present a new analysis of value creation consistent with EVA ® methodology. Applying this methodology to the company under study will help us to understand whether or not the current management is creating shareholder value.
Degree: Mestrado em Finanças
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_pedro_costa_lourenco.pdf
  Restricted Access
987,9 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.