Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4693
Author(s): Farinha, Catarina Ferreira
Advisor: Alpalhão, Rui
Date: 2011
Title: Evolução do Fast Fit da reparação automóvel em Portugal: Caso Midas Portugal, S.A.
Reference: Farinha, C. F. (2011). Evolução do Fast Fit da reparação automóvel em Portugal: Caso Midas Portugal, S.A. [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4693
Keywords: Gestão estratégica
Planeamento -- Management
Orçamento -- Budget
Midas
Strategic management
Planning
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
Abstract: A dissertação aqui apresentada - “Evolução do Fast Fitda Reparação Automóvel em Portugal, Midas Portugal, S.A.” - tem como objectivo dar a conhecer o tema Fast Fitda reparação automóvel e a sua evolução em Portugal, face aos novos mercados. A presença de cadeias de Fast Fit (reparação rápida de automóveis) em Portugal está em crescimento e expansão. O case studydesta dissertação é sobre uma dessas cadeias de Fast Fita operar em Portugal: a Midas Portugal, S.A.. Esta dissertação é assim dividida em duas partes: 1. Enquadramento teórico, onde se desenvolvem os conceitos de gestão, estratégia, planeamento e orçamento. Estes conceitos são importantes na medida em que permitem a construção e implementação de um determinado negócio com vista ao seu sucesso. As organizações necessitam de um modelo de planeamento e orçamentação ágil, que uniformize regras e que possibilite a tradução financeira dos planos de acção. 2. Na segunda parte, é feito um enquadramento de Fast Fitem Portugal e da sua evolução. Nesta óptica, é feita uma análise estratégica ao case study- Midas Portugal, S.A.. A Midas é uma organização que tem vindo a crescer nos últimos 10 anos e é considerada uma das cadeia de Fast Fitda reparação automóvel em Portugal com maior sucesso e quota de mercado, contando neste momento com 45 centros/oficinas a nível nacional. A previsão para os próximos 10 anos é que a percentagem de centros/oficinas aumente, sendo o objectivo da Midas a exploração de mais de 60 centros/oficinas até 2015 em território nacional. A tendência do mercado será para que apenas 15 por cento das reparações automóveis sejam feitas em oficinas tradicionais, sendo que muitas oficinas independentes vão fechar e muitas outras se vão organizar em “redes”. Sendo assim, o mercado da reparação automóvel em Portugal está em mutação e a caminhar para uma situação idêntica à que se verifica em vários países europeus, onde existe um grande número de oficinas de reparação rápida.
The dissertation presented herein - “Evolution of Fast Fit car repair and servicing in Portugal, Midas Portugal, S.A.” - aims to publicizethe subject of Fast Fit car repair and its evolution in Portugal. The Fast Fit sector (fast car repair) has faced some recent changes and a sustainable growth in Portugal. The dissertation presents Midas Portugal, SA Case Study, a Fast Fit chain operating in Portugal. This study is thus divided into two parts: 1. Theoretical framework, expanding on the concepts ofmanagement, strategy, planning and budgeting. These concepts are the fundamental pillars of success for any type of business. Efficiency in today’s organizations is measured by their ability to quickly implement action plans, which can only be achieved by the integration of agile methodologies into the overallenterprise planning and budgeting processes. 2. The second part consists in a more detailed description of the fast fit sector in Portugal and its evolution. Accordingly, there is astrategic analysis to the case study - Midas Portugal S.A.. Midas is a company that has grown rapidly over the past 10 years and is one of the chains responsible for the boosting of the fast fit car repair and servicing in Portugal. Well-known by itstrack record of delivering solid quality service, consistently meeting or exceeding commitments, Midas is currently the market leader in Portugal with 45 centres/sites throughout the country. The market trend for the next 10 years leads to a growth in the number centres/sites, being Midas’s objectives to explore more than 60 centres/sites in 2015. Another trend states that only 15 percent of car repairs will be made in traditional sites, causing the failure of many independent shops and many others will have to organize themselves into "networks". Thus, the auto repair market in Portugal is changing and moving towards a situation similar to that seen in several European countries, where there area large number of small quick repair shops.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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