Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4676
acessibilidade
Title: Transição para a “vida adulta”: segmentação de jovens europeus
Authors: Vicente, Vânia
Orientador: Reis, Elizabeth
Santos, Maria Conceição
Keywords: Transição para a fase adulta
Segmentação
Análise fatorial confirmatória
Valores de Schwartz
Transition to adulthood
Segmentation
Confirmatory factor analysis
Schwartz’s values
Issue Date: 2009
Citation: VICENTE, Vânia - Transição para a “vida adulta”: segmentação de jovens europeus [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4676>.
Abstract: A transição para a vida adulta é uma fase do ciclo de vida que tem vindo a motivar estudos em vários domínios das Ciências Sociais. Segundo vários teóricos, o impacto sobre a vida dos jovens das profundas mudanças ocorridas ao longo dos últimos 60 anos justifica uma análise da fase de transição para a chamada vida adulta. Vários investigadores consideram o período entre os 18 e os 25 anos, outros alargaram a amostra até aos 29 anos, não existindo, contudo, consenso quanto aos limites desta fase do ciclo de vida. A justificação para a actual conceptualização holística e dinâmica das fases de transição entre a adolescência e o período adulto é suportada pelo impacto estruturante de factores socio-económicos como desemprego, dificuldade na autonomia financeira e residência, e prolongamento dos estudos. Aplicando a estatística multivariada aos dados do European Social Survey (módulo de 2006), este artigo visa contribuir para a caracterização e medida da heterogeneidade presente na fase de transição para a vida adulta. Através de modelos de mistura finita segmentou-se a amostra com base nas dez dimensões dos valores de Schwartz (1995) e nas variáveis de caracterização demográfica e familiar. Para a escolha do número de segmentos foram considerados dois critérios de informação, o BIC e AIC, ambos apontando para a escolha da solução de 6 segmentos. Verifica-se que indivíduos com perfis demográficos e familiares diferentes evidenciam valores e perspectivas de vida semelhantes.
The transition stage to the adulthood has been enhanced several studies from the different Social Science domains. According to several authors, the impact on the lives of young people of the deep changes over the past 60 years justifies a review of the phase of transition to the adulthood. Several researchers have been focused on the period from 18 to 25 years old, while others enlarged to the 29 years old. However, it isn‟t consensual the limit of age of that stage of the Life Cycle. The structural impact of the social-economic factors, like the unemployment, the difficulties in getting financial autonomy and a own residence and the late conclusion of the academic studies, are the main factors to justify the holistic and dynamic of the recent framework of this stage of life between the adolescence and the adult life. Applying a multivariate statistical analysis to the 2006 European Social Survey data, this article aims to contribute for characterization and measure of the heterogeneity present in transition to the adulthood stage of life. Trough finite mixture models the sample was segmented based on ten dimensions of Schwartz‟s values and on demographic and familiar variables. To choose the number of segments it were considered two information criteria, BIC and AIC, both suggesting the choice of six segments. It verifies that individuals with different demographic and familiar profiles have the same values and perspectives‟ life.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4676
Designation: Mestrado em Prospecção e Análise de Dados
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese.pdf511.36 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.