Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4662
Autoria: Santos, Nuno Miguel
Orientação: Silva, Rui Vinhas da
Data: 2012
Título próprio: Viabilidade da implementação da marca Jamie Oliver em Portugal
Referência bibliográfica: SANTOS, Nuno Miguel - Viabilidade da implementação da marca Jamie Oliver em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4662>.
Palavras-chave: Jamie Oliver
Obesidade
Hábitos alimentares
Reputação da marca
Obesity
Eating habits
Brand reputation
Resumo: A internacionalização de uma marca e a sua implementação num determinado país implica percepcionar a adequabilidade do conceito e a pertinência do mesmo, relativamente à realidade específica desse país. Neste sentido, pretendeu-se entender o modelo de negócio estabelecido no Reino Unido por Jamie Oliver na área da restauração, caracterizado também por ter uma forte componente social e compreender a viabilidade da extrapolação desse conceito para a realidade portuguesa tendo em conta as características culturais e sócio-económicas específicas de Portugal. De forma a aferir esta possibilidade, foram realizadas entrevistas com o intuito de compreender a importância que é atribuída à alimentação como forma de ter uma vida mais saudável, entender a importância atribuída à origem dos produtos, perceber quais os factores mais influenciadores das escolhas quando se pretende fazer uma refeição fora de casa e verificar o conhecimento que existe sobre o trabalho de Jamie Oliver e perspectivar a aceitação do seu conceito de negócio. Os resultados indicaram que o conceito de Jamie Oliver é pertinente e adequa-se à realidade portuguesa, não só no que diz respeito aos factores sociais tais como a obesidade, obesidade infantil e desemprego, como também relativamente aos hábitos de vida dos portugueses e os factores que são mais valorizados nomeadamente no que diz respeito à alimentação e reputação da marca.
The internationalization of a brand and its implementation in a particular country involves perceiving the adequacy and relevance of the concept of it, in relation to the specific reality of this country. In this sense, we sought to understand the business model established in the UK by Jamie Oliver in the restaurant area, also characterized by having a strong social component and understand the feasibility of extrapolating this concept to the Portuguese reality, considering the cultural and socio-economic characteristics of Portugal. In order to assess this possibility, we conducted interviews to understand the importance that is attributed to food as a way to have a healthier life, understand the importance attributed to the origin of the products, to understand the most influential factors of choices when it intends to make a meal out of the house and check the knowledge that exist about the work of Jamie Oliver and outline the acceptance of their business concept. The results indicated that the concept of Jamie Oliver is relevant and appropriate to the situation in Portugal, not only with regard to social factors such as obesity, childhood obesity and unemployment, but also on the life habits of the Portuguese and the factors which are most appreciate in particular as regards the nourishment and reputation of the mark.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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