Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4657
Autoria: Mascarenhas, Pedro
Orientação: Pereira, Renato
Data: 2012
Título próprio: On2Sports – projecto inovador na área do desporto: um modelo de negócio viável
Referência bibliográfica: MASCARENHAS, Pedro - On2Sports – projecto inovador na área do desporto: um modelo de negócio viável [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4657>.
Palavras-chave: Aluguer
Comércio eletrónico
Modelo de negócio
Plataforma
Rent
E-commerce
Business model
Web platform
Resumo: A constante evolução da tecnologia e o crescimento exponencial do uso da internet na década de 90 geraram profundas alterações nos padrões de compra e de consumo dos consumidores. Estas alterações dão origem a um novo conceito e, também, a um novo mercado: o mercado eletrónico. Nos últimos 20 anos, quer a tendência de consumo, quer o local de compra têm derivado do mercado “real” para o eletrónico. É, neste âmbito, que é apresentado o projeto On2Sports. O On2Sports consiste numa plataforma web que tem como produto principal facultar o aluguer de campos desportivos. Por um lado, pretende-se que um praticante de desporto encontre um campo ou parceiro disponível para jogar. Por outro, ambiciona-se que os estabelecimentos desportivos possam divulgar os seus serviços, potenciando assim a taxa de ocupação e rentabilidade dos espaços. O período de 3 anos apresentado tem por base apenas o funcionamento no mercado português. No entanto, no final deste período, o objetivo passa necessariamente por uma internacionalização do On2Sports. Com a preocupação em criar um modelo de negócio inovador e adequado ao mercado eletrónico opta-se, numa primeira fase, por efetuar um enquadramento teórico sobre esta matéria e decidir sobre qual o autor e modelo de negócio a utilizar. É neste sentido que, posteriormente, se apresenta um quadro de referência tendo por base o modelo escolhido de Osterwalder. A & Pigneur. Y, 2010. Para a realização do modelo de negócio é necessário, em primeiro lugar, desenvolver uma análise interna e competitiva de mercado, para depois se definir a estratégia de desenvolvimento, o marketing mix e respetivos requisitos para a implementação. No final é apresentada uma avaliação da proposta recorrendo a elementos de avaliação financeira que permitem concluir a viabilidade e sucesso do projeto através de um Valor Atual Líquido de 1.386.848,62€, uma Taxa Interna de Rendibilidade de 246% e um Payback Period de 1 ano e 5 meses.
The constant evolution of technology and the exponential growth of Internet in the 90s led to profound changes in buying and consuming patterns of consumers. These changes give rise to a new concept and also to a new market: the electronic marketplace. Over the past 20 years, both consumption’s trend and the place of purchase have been moving from the "real" market to the electronic one. It is in this context that the On2Sports project is presented. On2Sports is a web platform that provides the rental of sports fields as a core product. On the one hand, the aim of this project is to provide an easy way for someone who practices sports to find a field and an available partner who also wants to play. On the other, it is also intended that the sport facilities can advertise their services, thereby enhancing the occupancy rate and profitability of the spaces. The 3 years period presented here is only based on the operation in the Portuguese market. However, at the end of this period, the goal is to make On2Sports an international product. With the concern in mind for creating an innovative business model which would be appropriate for the electronic marketplace, it was initially decided to develop a theoretical framework on this matter and to chose an author and business model. Following this role, it is then presented a framework based on the model chosen – Osterwalder. A & Pigneur. Y, 2010. For creating the business model, first is necessary to develop an internal and competitive market analysis, and subsequently to define the development strategy, the marketing mix and the respective implantation requirements. Finally, it is presented an evaluation review where it is stated the financial viability and success of the project through a Net Present Value of 1.386.848,62€, an Internal Rate of Return of 246% and a Payback Period of 1 year and 5 months.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_COMPLETA.pdf1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.