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http://hdl.handle.net/10071/4607
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Title: Usos e desusos identitários do samba da Lapa
Other Titles: Uses and non uses of samba as an identity in Lapa
Authors: Carreira, Maria Inês dos Santos
Orientador: Rosales, Marta Vilar
Keywords: Identidades culturais
Globalização
Pós-modernidade
Música popular brasileira
Cultura popular
Cultural identities
Globalization
Postmodernity
Brazilian popular music
Popular culture
Issue Date: 2012
Citation: CARREIRA, Maria Inês dos Santos - Usos e desusos identitários do samba da Lapa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4607>.
Abstract: O mundo globalizado que habitamos e as características da pós-modernidade levam-nos a repensar a nossa identidade, até há pouco tempo bem definida e socialmente localizada. Se, por um lado, os processos ligados à globalização ameaçam as especificidades culturais, por outro, parecem exacerbálas e fazer com as mesmas se reinventem. Com base numa pesquisa etnográfica de seis meses, procurou-se entender que identidade está a ser hoje construída no bairro histórico da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, Brasil, através de um elemento cultural simbólico – o samba. O género musical que foi, em meados do século passado, aclamado símbolo de identidade nacional é hoje reinventado e resgatado para o palco de um local histórico que lhe é misticamente associado. Diferentes actores sociais, com diferentes motivações, apropriam hoje o samba e contextualizam-no na Lapa: músicos, público, empresários, produtores culturais, trabalhadores locais e meios de comunicação. Abordando um contexto de sociedade em rede e de globalização e passando pela história do samba e da Lapa, até chegar aos dias de hoje, procurou-se compreender cada uma destas motivações que contribuem para a construção identitária do samba da Lapa, desde finais da década de noventa.
The globalised world in which we live and its post-modern characteristics raise the question of an individual’s own identity, which was once well defined and based on one’s locality. If, on the one hand, the processes linked to globalisation threaten unique cultural elements, then on the other, these processes appear to aggravate these cultural characteristics and therefore result in them being changed or reinvented. Based on an ethnographic study over six months, we shall try to understand the identity that is being formed today in the historical district of Lapa, in the centre of Rio de Janeiro, Brazil, through a symbolic cultural element: the samba. This musical genre, which was an acclaimed symbol of national identity in the middle of the 20th century, is today being reinvented and given a new lease of life in this historical setting which it is mystically associated with. Different individuals, with diverse motivations, employ samba today and put it into the context of Lapa: musicians, the general public, business people, cultural workers, local workers and the media. Beginning with the context of networked society and globalization, moving on to the history of the samba and Lapa itself and concluding with looking at the issue in the context of today, we hope to understand each of the motivations that contribute towards the construction of an identity through the samba of Lapa until the end of the 90s.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4607
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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(Dissertação_mestrado_MInêsCarreira).pdf13.93 MBAdobe PDFView/Open


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