Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4599
acessibilidade
Title: O papel do desporto na promoção da inclusão social de crianças e jovens: o caso do programa “Judo na Alta de Lisboa”
Authors: Caldeira, Luísa Maria Claudio
Orientador: Marujo, Helena
Marivoet, Salomé
Keywords: Inclusão social
Desporto
Competências
Avaliação
Social inclusion
Sports
Skills
Evaluation
Issue Date: 2011
Citation: CALDEIRA, Luísa Maria Claudio - O papel do desporto na promoção da inclusão social de crianças e jovens: o caso do programa “Judo na Alta de Lisboa” [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4599>.
Abstract: A presente investigação tem como objectivo o de percepcionar e compreender de que forma o desporto, tal como operacionalizado pelo programa „Judo na Alta de Lisboa‟, pode ser um factor potenciador de inclusão social num contexto territorial de realojamento social. A par deste objectivo, outra das pretensões deste trabalho é o de explorar metodologias de avaliação de programas de inclusão social no e pelo desporto. Assim, este trabalho recaiu sobre um estudo de caso, sendo que a pergunta de partida foi “Qual o impacto do programa „Judo na Alta de Lisboa‟ na promoção da Inclusão Social das crianças e jovens que o integram?” No desenvolvimento definimos três questões de investigação, que se relacionavam com a avaliação da evolução de comportamentos, competências, interacção no meio e rotinas de crianças e jovens judocas, bem como a avaliação do programa no seu todo, a nível interno e externo. Para a recolha de dados foram efectuados inquéritos por questionário e por entrevista, sendo depois inseridos na base de dados do SPSS e o tratamento dos dados feito no Excel. As principais conclusões, e de acordo com as questões de investigação inicialmente colocadas, podemos, através da análise dos dados, concluir que, em resposta à questão de partida, pensa-se que sim, que o desporto tem um papel importante no que concerne à prevenção de situações de exclusão social em crianças e jovens. O seu papel essencial será o de promover competências psicossociais e mecanismos de conhecimento de si próprio e de interacção com o outro. Terá também outros papéis, mais indirectos, como o de promover a manutenção do aluno em meio escolar, potenciar o seu desenvolvimento físico e prevenir situações de problemas de saúde. Considera-se assim que este estudo foi relevante tanto para avaliar o programa em sim, a sua influência nas crianças e jovens e no território como um todo, mas também perceber se esta seria a melhor metodologia de avaliação, já que se pretende que seja um modelo para outros programas idênticos.
This research aims to perceive and understand how the sport, as operationalized by the program 'Judo in Alta de Lisboa', can be a leverage factor of social inclusion in a territorial context of re-housing. Along with this objective, the other aims of this paper is to explore methodologies for evaluating programs in social inclusion and sport. Thus, this work fell on a case study, and the starting question was "What is the impact of the program 'Judo in Alta de Lisboa' in promoting social inclusion of children and young people who comprise it?" In developing defined three research questions that were related to the evaluation of the evolution of behaviors, skills, routines and interaction among children and young judokas, as well as evaluating the program as a whole, both internally and externally. For data collection were carried out questionnaire surveys and interviews, is then inserted into the database and the SPSS data processing done in Excel. The main conclusions, and according to the research questions initially posed, we can, by analyzing the data, conclude that, in response to the original question, yes it is thought that that sport plays an important role with regard to prevention of social exclusion in children and young people. Your key role will be to promote psychosocial skills and mechanisms for self-knowledge and interaction with others. You will also have other roles, more indirect, such as promoting the maintenance of the student in school, enhance their physical situations and prevent health problems. It is therefore considered that this study was relevant both to evaluate the program but its influence on children and young people and the territory as a whole, but also realize that this would be the best evaluation methodology, as is intended to be a model for other similar programs.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4599
Designation: Mestrado em Economia Social e Solidária
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese de Mestrado_Luísa Caldeira_MESS.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.