Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4486
acessibilidade
Title: A supervisão em contexto de lar de infância e juventude: projecto de intervenção
Authors: Félix, João Paulo
Orientador: Moleiro, Carla
Keywords: Supervisão
Lares de infância e juventude
Modelos e teorias de supervisão
Manual
Supervision
Residential child and youth care
Supervision models and theories
Issue Date: 2010
Citation: FÉLIX, João Paulo - A supervisão em contexto de lar de infância e juventude: projecto de intervenção [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4486>.
Abstract: Este estudo incide sobre a intervenção da supervisão em contexto de Lar de Infância e Juventude. Esta proposta surge no momento de uma mudança das práticas no acolhimento institucional impulsionado pelo Plano DOM (Desafios, Oportunidades e Mudanças). Embora muitos modelos de supervisão tenham já sido propostos, estes têmse dedicado quase exclusivamente à área da psicoterapia e/ou da intervenção clínica. Desta forma, o presente trabalho pretende responder a uma lacuna relacionada com outras abordagens da supervisão a equipas que intervêm em Lares de Infância e Juventude. Para tal procedemos ao levantamento de necessidades sentidas por técnicos, mediante a realização de 2 grupos focais: no 1º grupo participaram 5 elementos (3 directores e 2 supervisores) e no 2º estiveram 3 elementos (2 técnicos e 1 educador) de equipas técnico-educativas de 5 Lares de Infância e Juventude distintos. Os participantes deram o seu contributo sobre as suas necessidades de supervisão, incluindo definição, modelos mais úteis, papéis do supervisor e eficácia. Com base nesta avaliação e na leitura sobre os novos paradigmas de intervenção para o acolhimento, desenvolvemos uma proposta composta por um manual para futuros supervisores de equipas de Lares de Infância e Juventude. Este é composto por 7 módulos, que poderão ser utilizados pelos supervisores ao longo de um ano. São propostas as actividades, assim como uma metodologia de avaliação.
The present project addresses the domain of supervision f the intervention in the context of residential care of children and youth. This proposal occurs in a moment of changes in the practices of residential care created by the Plan DOM (“Desafios, Oportunidades e Mudanças” / Challenges, Opportunities and Changes). Even though many models have already been proposed in supervision, these have almost always exclusively focused on psychotherapy and/or clinical intervention. Hence, the present project aims to address this gap in the literature on supervision approaches to teams that work in residential care institutions for children and youth. With this goal, we assessed the needs perceived by professionals in two focus groups: one with 5 participants (3 directors and 3 supervisors) and another with 3 participants (2 technical elements and 1 educator) from 5 different residential care institutions. The participants contributed with their perceptions of their needs, including definition, most useful models, role of the supervisor, and efficacy. Based on this evaluation and on the new paradigms of intervention in residential care, a manual was developed for suture supervisors on team that work in residential care for children and youth. This manual is composed of 7 modules, which may support supervision during one year. Activities are proposed, and evaluation methodology.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4486
Designation: Mestrado em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
A supervisão em contexto....pdf809.8 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.