Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4485
Autoria: Torres, Sara Cid
Orientação: Carvalhosa, Susana
Data: 30-Jan-2013
Título próprio: Desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens integrados em PIEF
Referência bibliográfica: TORRES, Sara Cid - Desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens integrados em PIEF [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4485>.
Palavras-chave: Adolescência
Comportamento delinquente
Competências pessoais e sociais
Programa Integrado de Educação e Formação
Adolescence
Delinquent behavior
Personal and social skills
Resumo: O presente estudo, tem como objectivo compreender de que forma as estratégias utilizadas no Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), promovem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens que o frequentam. Os dados foram recolhidos através da informação dos Planos de Educação e Formação (PEF) de cada aluno, de forma a identificar as estratégias utilizadas no PIEF, que efectivamente promovem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens. Foi também aplicado um questionário aos alunos (N=38), com o objectivo de avaliar a percepção dos jovens, sobre as suas competências pessoais e sociais. Como principais resultados, verificou-se que as competências em que os alunos apresentam resultados mais elevados, no início do ano lectivo, são a pontualidade, a assiduidade e a participação. Enquanto no final do ano, são o relacionamento, a pontualidade, a cooperação e a participação. Em relação às estratégias, surgem como mais utilizadas: “Articular as actividades escolares com os interesses dos alunos”, “Fomentar a aquisição de competências e de metodologia de trabalho” e “Estimular hábitos de trabalho e de estudo”. Quanto à percepção dos jovens sobre as suas competências, as que eles mais percepcionaram ter foram: o relacionamento, a responsabilidade e a participação. Como principais conclusões, deve-se considerar que a maioria dos jovens que participaram no estudo adquiriu competências, revelando-se assim as estratégias significativas para a maioria dos alunos. Quanto à percepção dos jovens sobre as suas competências, estes efectivamente percepcionam tê-las, considerando sempre ter mais competências do que as avaliadas pelos técnicos.
This study aims to understand how the strategies used in the Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) promote the development of personal and social skills in young people who attend it. Data were collected through information Planos de Educação e Formação (PEF) for each student to identify strategies used in PIEF that effectively promote the development of personal and social skills in young people. It was also answered a questionnaire to students (N = 38) with the aim of assessing the perception of young people about their personal and social skills. As main results showed that the skills that students have the highest results at the beginning of the academic year are punctuality, attendance and participation. As at year end are the relationship, punctuality, cooperation and participation. In terms of strategies have emerged as the most used, "Linking school activities with students' interests," "Encourage the acquisition of skills and working methods" and "Encourage work habits and study." As for the youth perceptions of their skills, the more they perceived to have been: relationships, responsibility and participation. The main conclusions of the study, one must consider that most young people who participated in the study skills acquired, revealing the strategies so meaningful to most students. As for the kids' perceptions of their skills, they actually perceive to have them, considering always have more powers than those assessed by the technicians.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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